Direitos dos Consumidores 💪

Os Direitos dos Consumidores são essenciais para uma boa experiência de compra e aquisição de serviços, garantindo um serviço de qualidade, justo e com respeito. Protegem-nos de práticas comerciais desleais, asseguram a qualidade dos produtos e serviços e garantem que temos acesso a informação clara e precisa. 

Estarmos informados sobre os nossos direitos, dá-nos poder para exigir reembolsos, reparações ou substituições quando algo corre mal. Além disso, contribuem para a nossa segurança, ao regulamentarem padrões de saúde e segurança. 

Os direitos dos consumidores permitem-nos tomar decisões informadas e proteger os nossos interesses num mercado cada vez mais complexo. 

CONSUMER.TALKS – DESCOMPLICA OS TEUS DIREITOS!

É importante informar os jovens dos seus direitos enquanto consumidores e sobre como podem fazer escolhas conscientes e informadas de produtos e serviços off-line e on-line. Agora a economia é digital, as compras são feitas on-line e com regras especiais que precisamos dominar. Nestas sessões informativas vamos falar sobre os direitos dos consumidores; como fazer escolhas conscientes e informadas de produtos e/ou serviços online e como saber agir, quando os direitos são violados.

  • Modalidade: regime presencial e, preferencialmente, online.
  • Metodologias: sessão dinâmica com utilização de recursos audiovisuais (por exemplo, visualização de vídeos atrativos sobre a temática), quizz interativo e/ou realização de trabalhos práticos/estudos de caso.
  • Público-alvo: alunos do 3º CEB e Ensino Secundário.
  • Duração da sessão: 45 a 60 minutos.
  • Ficha de trabalho (link em breve)

Inscrição nesta atividade na Área do Professor.

CONSUMER.TALKS – VAMOS FALAR SOBRE OS TEUS DIREITOS!

  • Modalidade: regime presencial e, preferencialmente, online.
  • Metodologias: sessão dinâmica com utilização de recursos audiovisuais (por exemplo, visualização de vídeos atrativos sobre a temática), quizz interativo e/ou realização de trabalhos práticos/estudos de caso.
  • Público-alvo: alunos do 1º e 2º CEB.
  • Duração da sessão: 45 a 60 minutos.
  • Ficha de trabalho (link em breve)

Inscrição nesta atividade na Área do Professor.

#SJC25: ESCOLHAS INTELIGENTES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

Na Semana do Jovem Consumidor haverá conversas e debates online descontraídos, interativos e dinâmicos com convidados especiais e especialistas sobre o grande tema da SAÚDE dos Consumidores. Nesta edição vamos tratar de 3 tópicos: a) os impactos das redes sociais na saúde mental; b) o consumo de álcool e tabaco e c) obesidade.

Ver mais sobre a iniciativa aqui (link em breve).

Inscrição nesta atividade na Área do Professor.

REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO DO CONSUMIDOR

O Referencial de Educação para o Consumidor é um documento orientador que visa enquadrar a intervenção pedagógica da Educação para o Consumidor como dimensão da educação para a cidadania, e promover a sua implementação na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, alinhado com o desenvolvimento de competências do século XXI, na resposta aos desafios sociais e económicos com que nos confrontamos no mundo atual.

Se pretende trabalhar os temas neste referencial, pode contar com o apoio da DECO e da equipa da DECOJovem

Acesso ao Referencial (link em breve).