Alimentação 🍽
Em Portugal, o excesso de peso e a obesidade continuam a afetar uma em cada três crianças, advindo da má alimentação, por parte destas. Estima-se que 83,6%, 72,4%, 69,1% consome, até três vezes por semana, snacks salgados, refrigerantes açucarados e snacks doces, respetivamente. Neste sentido, devemos privilegiar a roda dos alimentos e seguir uma dieta mediterrânica, o que promove o aumento do consumo de vegetais e frutas da época e diminuição de alimentos processados.
DIGITAL LAB: DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Uma conversa e debate online com um(a) convidado(a) especialista que aborda: 1- As bases de uma alimentação saudável; 2- Os alimentos que devemos moderar o seu consumo; 3- Como interpretar e avaliar rótulos alimentares e 4- As estratégias de marketing que podem influenciar o consumidor nas suas escolhas alimentares.
- Modalidade: online.
- Metodologias: sessão dinâmica com utilização de recursos audiovisuais (por exemplo, visualização de vídeos atrativos sobre a temática), quizz interativo e/ou realização de trabalhos práticos/estudos de caso.
- Público-alvo: alunos do 3º CEB e Ensino Secundário e Profissional.
- Duração da sessão: 45 a 60 minutos.
Inscrição nesta atividade na Área do Professor.
DESAFIO – GREEN CHEF 10
A urgência da sustentabilidade está na ordem do dia. Portugal, é o quarto país da União Europeia que desperdiça mais alimentos (uma média de 184Kg por habitante), sendo que 53% deste desperdício provem das famílias (Inventário Nacional das Emissões de 2023). Neste sentido, é preciso alterar os nossos comportamentos para que as nossas escolhas sejam mais sustentáveis, começando na nossa mesa.
Assim, o Green Chef quer combater o desperdício alimentar e, nesta edição, vamos pedir aos alunos a confeção de receitas que privilegiem os legumes e vegetais. Em primeiro lugar, são saudáveis. Em segundo, são uma escolha sustentável e, por último, quando bem selecionados e conservados evitam o desperdício alimentar.
Ver mais sobre a iniciativa aqui.
Inscrição nesta atividade na Área do Professor.
WORKSHOP BRIGADA DOS LANCHES: COMO PREPARAR LANCHES SAUDÁVEIS DOS MAIS PEQUENOS?
Em Portugal, o excesso de peso e a obesidade continuam a afetar uma em cada três crianças. É na fase da infância, que se desenvolvem os principais hábitos alimentares, e tendo a família um papel fundamental nestas escolhas, neste workshop alertamos para a importância da adoção de uma alimentação saudável desde os primeiros anos, dando a conhecer as necessidades nutricionais da criança, em idade do pré-escolar e de 1º ciclo e explicado como preparar lanches saudáveis de forma prática, rápida e económica.
Para efeitos de inscrição basta enviar um e-mail para decojovem@deco.pt, com o nome de todos os participantes.
Este Workshop dirige-se a pais e encarregados de educação de crianças que frequentem, o 1º CEB.