Alimentação 🍽

Em Portugal, o excesso de peso e a obesidade continuam a afetar uma em cada três crianças, advindo da má alimentação, por parte destas. Estima-se que 83,6%, 72,4%, 69,1% consome, até três vezes por semana, snacks salgados, refrigerantes açucarados e snacks doces, respetivamente. Neste sentido, devemos privilegiar a roda dos alimentos e seguir uma dieta mediterrânica, o que promove o aumento do consumo de vegetais e frutas da época e diminuição de alimentos processados.

CONSUMER.TALKS – SABES O QUE ESTÁS A BEBER?

A EFSA (European Food Safety Authority) realizou um estudo com vários países da União Europeia, onde revela que 68% dos adolescentes consomem bebidas energéticas. Estas bebidas, com um elevado valor energético, mais conhecidas como bebidas energéticas, contêm elevados níveis de cafeína e outras substâncias estimulantes não nutritivas, ou seja, fornecem calorias “vazias”, que não têm vitaminas ou minerais. O principal motivo deste consumo é o aumento de energia, melhorar o desempenho, reduzir a fadiga e melhorar a capacidade de concentração.

Contudo, estas bebidas têm grandes impactos na nossa saúde, tendo efeitos adversos no sistema cardiovascular, sendo que alteram a fisiologia deste.

Nesta sessão vamos alertar os jovens para esta problemática, nomeadamente para a diferença entre bebidas energéticas, refrigerantes e bebidas desportivas; para as estratégias de marketing que são utilizadas e como podem influenciar as nossas escolhas alimentares e para as consequências deste consumo.

  • Modalidade: regime presencial e, preferencialmente, online.
  • Metodologias: sessão dinâmica com utilização de recursos audiovisuais (por exemplo, visualização de vídeos atrativos sobre a temática), quizz interativo e/ou realização de trabalhos práticos/estudos de caso.
  • Público-alvo: alunos do 3º CEB e Ensino Secundário.
  • Duração da sessão: 45 a 60 minutos.
  • Ficha de trabalho (link para a ficha)

Inscrição nesta atividade na Área do Professor.

DESAFIO – GREEN CHEF 9

A urgência da sustentabilidade está na ordem do dia. Portugal, é o quarto país da União Europeia que desperdiça mais alimentos (uma média de 184Kg por habitante), sendo que 53% deste desperdício provem das famílias (Inventário Nacional das Emissões de 2023). Neste sentido, é preciso alterar os nossos comportamentos para que as nossas escolhas sejam mais sustentáveis, começando na nossa mesa.

Assim, o Green Chef quer combater o desperdício alimentar e, nesta edição, vamos pedir aos alunos a confeção de receitas que privilegiem os legumes e vegetais. Em primeiro lugar, são saudáveis. Em segundo, são uma escolha sustentável e, por último, quando bem selecionados e conservados evitam o desperdício alimentar.

Ver mais sobre a iniciativa aqui.

Inscrição nesta atividade na Área do Professor.

WORKSHOP BRIGADA DOS LANCHES: COMO PREPARAR LANCHES SAUDÁVEIS DOS MAIS PEQUENOS?

Em Portugal, o excesso de peso e a obesidade continuam a afetar uma em cada três crianças. É na fase da infância, que se desenvolvem os principais hábitos alimentares, e tendo a família um papel fundamental nestas escolhas, neste workshop alertamos para a importância da adoção de uma alimentação saudável desde os primeiros anos, dando a conhecer as necessidades nutricionais da criança, em idade do pré-escolar e de 1º ciclo e explicado como preparar lanches saudáveis de forma prática, rápida e económica.

Para efeitos de inscrição basta enviar um e-mail para decojovem@deco.pt, com o nome de todos os participantes.

Este Workshop dirige-se a pais e encarregados de educação de crianças que frequentem, o 1º CEB.