Natal sem Resíduos: O que é reutilizar?

No âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2016, que decorre entre 19 e 27 de Novembro de 2016, a DECOJovem promove um concurso online de fotografias denominado Desafio Natal sem Resíduos. Já pode participar no desafio!

Reciclar e Reutilizar são conceitos que ouvimos com muita frequência! São dois processos diferentes, mas igualmente importantes para o ambiente e para a gestão de resíduos.

Ambos têm o objetivo de combater o desperdício de materiais e contribuir para a diminuição de resíduos« nos aterros, assim como para a diminuição da exploração dos recursos naturais.

Ao prolongarmos a vida útil dos resíduos, tanto pela reciclagem quanto pela sua reutilização, cumprimos o papel essencial de reduzir o consumo de energia e matéria-prima usado para a produção de novos produtos.

Mas afinal, o que difere o ato de reciclar do ato de reutilizar?

Quando falamos em reciclar um resíduo, a ideia central é transformá-lo em algo novo. Assim, a meta aqui é “re-ciclar”, ou seja, inserir o material num novo ciclo de produção.

Alguns exemplos de resíduos recicláveis são: vários tipos de papel, metal, vidro, tecido, plástico e até componentes eletrónicos.

A Reciclagem é o processo de conversão de desperdício de materiais ou produtos com potencial utilidade.

A reciclagem é um processo que permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia, a poluição do ar e da água, a emissão de gases do efeito estufa e a necessidade de tratamento convencional de lixo.

É, por isso, um processo muito mais sustentável e económico do que começar um novo ciclo de produção.

A reutilização de um material, por outro lado, dispensa o reprocessamento: aqui, o produto não é transformado num novo produto, mas pode ser reaproveitado em diversas outras possibilidades de uso.

Ao reutilizar um produto, estamos a dar-lhe a mesma função ou uma nova função, combatendo o desperdício.

Deste modo, papéis usados podem transformar-se em blocos de rascunho, móveis podem ganhar novas funções, garrafas podem tornar-se objetos de decoração, etc.

Apesar de não contribuir diretamente para a questão dos resíduos, como a reciclagem, a reutilização colabora enormemente com a gestão do lixo, porque são reaproveitadas as matérias-primas.

O processo contribui, ainda, para reduzir a exploração de recursos naturais empreendida para a produção de novos materiais.

Já pode participar no Desafio Natal Sem Resíduos!

No âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos convidamos os alunos a participar no Desafio Natal sem Resíduos.

O principal objetivo deste desafio é sensibilizar os jovens consumidores para a redução e prevenção do uso de embalagens, através da reutilização de produtos, durante a época natalícia.

Esta é uma excelente oportunidade para de forma criativa e original e, claro, mais sustentável, oferecer um presente diferente a um amigo ou familiar.

Os professores têm até dia 15 de dezembro para submeter as fotografias, na Plataforma DECOJovem.

Após a aprovação das fotos, pela equipa da DECOJovem, estas poderão ser visualizadas neste site.

PARTICIPE AQUI!