DESAFIO: Natal sem resíduos 2

No âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2017, que decorre entre 18 e 26 de Novembro de 2017, a DECOJovem promove a segunda edição da competição online de fotografias, denominado Desafio Natal sem Resíduos.

A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2017 ( SEPR 17) é uma iniciativa destinada a promover a implementação de ações de consciencialização sobre a gestão sustentável de recursos e resíduos, durante uma única semana. Esta iniciativa incentiva vários tipos de públicos, nomeadamente autoridades públicas, empresas privadas, sociedade civil, bem como os próprios cidadãos, a participarem.

SEPR 17 e a DECO

A 9.ª edição da SEPR procura alertar para o problema dos resíduos urbanos e sensibilizar a população para a sua redução e prevenção, convidando pessoas e instituições a desenvolver ações que promovam a redução e prevenção de resíduos.

Este ano, a DECO participa com a implementação da segunda edição do desafio Natal Sem Resíduos, uma iniciativa especialmente dirigida para as escolas de Portugal continental e Regiões Autónomas da Madeira e Açores.

Temas SEPR 2017

O grande tema para 2017 concentra-se numa das maneiras mais fáceis, mas muito importantes, de evitar o desperdício: reutilizar com um toque de reparação!

Este ano, a SEPR tem como objetivo  sensibilizar os consumidores para a necessidade de mudar de uma atitude descartável para uma maior apreciação dos produtos e dos recursos utilizados. Com as atividades desenvolvidas ao logo da semana, os consumidores deverão repensar as suas ações, nomeadamente sobre:

Como podemos encontrar valor em algo que pensámos ter-se tornado inútil?

Desafio Natal Sem resíduos 2

O principal objetivo deste desafio é sensibilizar os jovens consumidores para a redução e prevenção do uso de embalagens, através da reutilização de produtos, durante a época natalícia.

Esta é uma excelente oportunidade para de forma criativa e original e, claro, mais sustentável, oferecer um presente diferente a um amigo ou familiar.

O principal objetivo deste desafio é sensibilizar os jovens consumidores para:

  • a prevenção a produção de resíduos, desde o momento da escolha dos produtos;
  • a redução do uso de embalagens dos produtos;
  • a reutilização das embalagens dos produtos.
Para quem?

Este é um desafio individual, dirigido a alunos desde o 1.º CEB ao 3.º CEB (regular e vocacional), com o apoio de um professor responsável.

O que fazer?
  1. Com o teu professor dá uma nova vida a um produto, embalagem, saco, papel, aparelho eletrónico avariado…
  2. Usa a criatividade e constrói um presente ou um enfeite de Natal.
  3. Tira uma fotografia original e deixa o teu testemunho de uma boa prática (testemunho relacionado com o material que usaste), na legenda do formulário de participação.
  4. Pede ao teu professor para aceder à Plataforma DECOJovem, em www.escolas.decojovem.pt, preencher o formulário do desafio Natal sem Resíduos e submeter a tua fotografia.
  5. Após aprovação da equipa DECOJovem, as fotografias serão incluídas na Fotogaleria do desafio, em www.decojovem.pt/iniciativa/natalsemresiduos2.
Abertura do desafio online

28 de novembro de 2017

Data limite do desafio

14 de dezembro de 2017

Prémios

As 3 melhores fotografias recebem um voucher no valor de 20 euros.

Lembra-te de que o que parece um final é muitas vezes um novo começo! Participa e contribui para a redução de resíduos neste Natal!

Consulte o Regulamento da Atividade antes de participar.

Não te esqueças que…

Existem vários gestos para reduzir resíduos que podemos colocar em prática no nosso dia-a-dia:

– Usar sacos reutilizáveis
– Evitar o desperdício alimentar
– Beber preferencialmente água da torneira
– Reduzir as impressões e utilizar a opção frente e verso
– Fazer compostagem
– Utilizar pilhas recarregáveis
– Dar a roupa que já não é usada
– Colocar um autocolante “PUBLICIDADE AQUI NÃO” na caixa de correio
– Comprar recargas ecológicas
– Comprar a granel ou em formatos grandes
– Mandar consertar os aparelhos
– Pedir emprestado ou alugar as ferramentas/materiais/bens.

Descubra os materiais da iniciativa.