Olá! Hoje é dia 20 Setembro de 2017

E os vencedores do Desafio Natal sem Resíduos são…

No âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, a DECOJovem lançou o desafio Natal Sem Resíduos, à comunidade educativa. Das 137 fotografias de presentes e enfeites de Natal produzidos através da reutilização de produtos e embalagens, 5 foram escolhidas como vencedoras do desafio. Quem serão os vencedores?

No âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, a DECOJovem lançou o desafio Natal Sem Resíduos, à comunidade educativa.

O principal objetivo deste desafio era sensibilizar os jovens consumidores para a redução e prevenção do uso de embalagens, através da reutilização das embalagens dos produtos, durante a época natalícia.

Este desafio foi dirigido a alunos de todas as idades e a frequentar as escolas DECOJovem, de Portugal continental e ilhas.

Resultados do desafio

Os alunos e professores DECOJovem responderam ao desafio de forma criativa e original (e claro, mais sustentável!) e submeteram 137 fotografias de enfeites e presentes de Natal, criados a partir de embalagens, cartão, vidro… cujo fim de vida seria o caixote do lixo.

Prémio

Foram encontrados os 5 vencedores do desafio. Como prémio pela criatividade e reutilização dos produtos para a construção de presentes e enfeites de Natal, os alunos irão receber um voucher no valor de 30 euros, para a compra de um bilhete para um espetáculo à sua escolha!

Visite a Galeria do Desafio

E os vencedores são…

Escola Básica e Secundária Fornos de Algodres

Legenda: O garrafão de água virou anjo!

anjo

 

Escola Básica Abel Varzim, Barrancos – Barcelos

Legenda: A rena foi realizada com rolhas de cortiça, palitos e acessórios reutilizados.

rena

 

Escola Básica Abel Varzim, Barrancos – Barcelos

Legenda: A base da coroa é feita com desperdício de madeira e é decorada com cápsulas de café e laços e fitas de Natal.

coroa

 

 Escola Básica e Secundária Fornos de Algodres

Legenda: A partir de ambientadores de stick, em forma de bola, foram criadas bolas de Natal, com flocos de neve (feitos do aproveitamento de papel eva brilhante) e fitas de cetim reutilizadas. Esta atividade decorreu na aula de Educação Especial, com o objetivo de sensibilizar o aluno para a importância da reutilização dos materiais na produção de novos produtos, evitando o desperdício e, simultaneamente, promover o desenvolvimento da motricidade fina e estimular a criatividade e o sentido estético do aluno.

flocos

 

Escola Profissional de Salvaterra de Magos

Legenda: Como a árvore de Natal sou bué original!

arvore

Parabéns aos vencedores do Desafio Natal Sem Resíduos!