Semana do Jovem Consumidor

Quando olhamos para o nosso consumo global em números, percebemos a tarefa e a responsabilidade que temos pela frente. Em todo o mundo, quase um milhão de garrafas plásticas são vendidas a cada minuto e cinco trilhões de pedaços de plástico estão flutuando em nossos oceanos. Compramos mais de 80 bilhões de novas peças de vestuário por ano e consumimos 3,9 bilhões de toneladas de alimentos – um terço dos quais é perdido ou desperdiçado.

Para proteger o planeta e proporcionar condições sociais justas para as gerações atuais e futuras, precisamos produzir e consumir bens e serviços de forma mais sustentável. Não é fácil, mas há sinais de que a maré está a virar.

Milhões de jovens em todo o Mundo em Portugal foram para as ruas com greves da Ação Climática, mas nas nossas escolas também podemos trabalhar para mudar e para melhor!

Os consumidores têm um papel vital a desempenhar. Em primeiro lugar, por meio de seu poder de compra e de escolha – um estudo global constatou que 66% dos consumidores dizem estar dispostos a pagar mais por marcas sustentáveis. Os consumidores já estão a fazer mudanças no seu estilo de vida para serem mais sustentáveis – fazem reciclagem, reduzem o desperdício alimentar, procuram produtos e serviços mais amigos do ambiente, mas precisam estar mais bem informados para agir para um mundo melhor.

Os jovens são os verdadeiros agentes de mudança, queremos continuar a prepará-los e ajudá-los a ser mais sustentáveis. Na Semana do Jovem Consumidor debatemos estes temas e preocupações, juntando-nos ao movimento mundial para consumidores mais sustentáveis (#Sustainableconsumer).

Na Semana do Jovem Consumidor (#SJC20), que se realizou de 16 a 20 de março de 2020, os jovens consumidores ficaram mais “verdes” e falaram sobre Sustentabilidade nas iniciativas da Plataforma DECOJovem:

  • 5 Minutos com SUSTENTABILIDADE

  • Peddy Paper DECOJovem