Consumer.TALKS

O mundo está em mudança. O digital tudo veio acelerar… Os mercados são cada vez mais complexos e globais… A sustentabilidade é uma emergência… As alterações climáticas são uma batalha a travar… E os jovens consumidores devem estar preparados para fazer esta mudança, de forma crítica e ativa, sendo eles agentes para um futuro melhor e mais sustentável.

Assim, a DECOJovem quer continuar a ir às escolas para falar com os jovens consumidores sobre várias temáticas emergentes do seu interesse.

Este ano os temas são…

COMBATE O DESPERDÍCIO ALIMENTAR!

Setembro – Mês da Alimentação

A nível Europeu, todos os anos, cerca de 89 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados, sendo que em Portugal, estima-se que cada Português desperdice em média 134 Kg de alimentos por ano.

O desperdício alimentar é um problema que nos afeta a todos e, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (2022) 1/3 dos alimentos produzidos anualmente, para consumo humano a nível mundial, são perdidos e desperdiçados. Para além disto, este volume de desperdício representa 30% da superfície agrícola útil do mundo

Para ajudar os a pensarem mais sobre esta questão e estamos sempre disponíveis para uma conversa presencial ou digital com as Consumer.TALKS – Desperdício Alimentar.

ABC DA POUPANÇA

Outubro – Mês da Literacia Financeira

Os jovens, desde cedo, devem ter uma verdadeira noção do valor do dinheiro. Os recursos financeiros são limitados, mas as nossas necessidades e vontades estão sempre a aumentar. Desta forma, torna se fundamental que os jovens aprendam a fazer as escolhas certas e a gerir o seu dinheiro bem como adquirir conhecimento e compreensão sobre as demais ferramentas, que os permitam fazer de forma informada e responsável.

Salienta-se ainda, que é crucial que os jovens devam ser capazes de organizar um orçamento de acordo com as suas possibilidades e objetivos, estabelecendo prioridades para fazerem melhores escolhas onde gastar o seu dinheiro.

DESPLASTIFICA-TE!

Novembro – Mês da Prevenção dos Resíduos

O excesso de plástico é um drama crescente! Nas últimas duas décadas, tem existido um grande aumento na produção do mesmo, sendo que se estima um aumento de 771 milhões de toneladas até 2060. O plástico é um material com grande durabilidade, que infesta a natureza e os oceanos, e que é utilizado por nós, na maioria das vezes, de forma descartável e desnecessária.

É difícil calcular o tempo exato de degradação dos diferentes tipos de plástico, porque não sendo biodegradáveis, podem permanecer na natureza para sempre.

Os jovens consumidores, precisam reconhecer que o combate a estes problemas passa muitas vezes por fazer escolhas mais acertadas, por recusar os produtos de plástico ou aprender a reutilizar este material. A palavra de ordem é fazer mais com menos!

Influencia-te QB: A #PUB que te faz sonhar!

Janeiro - Marketing de Influência

As atuais gerações, já nasceram num mundo, onde a tecnologia e as redes sociais tornam-se no essencial na vida das crianças e jovens. A sua realidade passa, sobretudo, no Facebook, Instagram e outras plataformas, não imaginando as suas vidas sem as mesmas. De acordo com alguns CEOs e Diretores de grandes superfícies tecnológicas, existe, atualmente, uma elevada dificuldade em distinguir a verdade da mentira o real do imaginário, principalmente na população mais jovem.

Torna-se importante consciencializar os jovens para os demais perigos e fornecer lhes ferramentas, a fim de diminuírem este nível de influência. 

NAVEGA EM BOAS MARÉS

Fevereiro – Mês da Internet Segura

Atualmente, tudo é digital e muito “funcional", mas todos os dias somos confrontados com muitas armadilhas no campo virtual. A internet está presente, cada vez mais, na vida dos jovens! Saber usufruir ao máximo de forma segura da utilização da internet e das suas plataformas é um assunto deveras prioritário e crucial no presente e no futuro.

Num estudo realizado pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia em 2021 verificou se que, em Portugal mais de metade dos jovens inquiridos adquiriram, pelo menos, um produto falso e/ou acederam conscientemente a conteúdos digitais a partir de fontes ilegais.

Para além disto, os jovens estão nas redes sociais e expõem a sua vida privada sem qualquer preocupação das consequências que daí advêm. A segurança o respeito e a privacidade devem ser uma presença constante na navegação pelo mundo digital. 

os DIREITOS DOS CONSUMIDORES É UMA CENA QUE TE ASSISTE!

COMPRAS BEM, MAS NÃO SABES A QUEM!

Março – Mês do Jovem Consumidor

Um consumidor é todo aquele a quem sejam fornecidos bens ou prestados serviços, destinados a uso não profissional, por pessoa que exerça com carácter profissional uma atividade económica, que vise a obtenção de lucro. Todos somos consumidores quando adquirimos produtos e serviços a operadores económicos, para a nossa utilização.

Apesar de vivermos num Mundo Global, onde a tendência, para o uso de tecnologias é cada vez maior, continua a verificar se enormes disparidades sociais, culturais, económicas, políticas e ambientais. Neste sentido, acresce a necessidade de trabalhar estas questões, junto dos jovens, para que possam estar informados sobre seus direitos.

Por outro lado, com a economia digital os consumidores fazem, cada vez mais, compras online. Para acompanhar esta realidade crescente, é importante que os jovens estejam informados sobre os seus direitos enquanto consumidores, sobre os cuidados a ter, em especial, nas compras online, sobre as consequências das compras de produtos contrafeitos e as regras associadas a cada plataforma marketplace.

Para tal, esta temática revela se importante para formarmos consumidores mais esclarecidos, informados e, em alerta, sobre questões de consumo de forma a prevenir futuros problemas e ter uma participação mais ativa no mundo digital. 

LAST CALL: H20 COM CONTA E MEDIDA!

CONSUMERS GO GREEN: TORNA-TE SUSTENTÁVEL!

Abril – Mês da Sustentabilidade

Vivemos, ainda, numa sociedade onde usar e deitar fora é a regra. Todos os dias fazemos escolhas sobre a forma como vivemos, viajamos, comemos, consumimos ou nos divertimos. Em resultado dessas escolhas diárias, cada um de nós, individualmente, é responsável por 72% das emissões globais de gases com efeito estufa lançados sobre o Planeta.

Em Portugal, a média de consumo por pessoa é de 187 Litros por dia, sendo que 124 Litros correspondem ao consumo doméstico. Contudo, cada um de nós apenas precisa de 110 Litros de água por dia, para sobreviver! Por outro lado, atualmente, Portugal enfrenta um derradeiro desafio! Há muito que se tem vindo a falar na escassez de água e, de acordo com alguns estudos, Portugal poderá atingir os 59% de seca ou seja, de falta de água. 

Para fazer frente aos desafios, os jovens terão de se tornar mais sustentáveis! Têm de consumir melhor e fazer boas escolhas de bens e serviços.

POUPA ENERGIA, DÁ MAIS AO PLANETA!

Maio - Mês da Energia

Ao longo do tempo, o consumo de energia tem aumentado cada vez mais, o que, por sua vez, tem promovido, também, o aumento de consequência ambientais. Ligar uma luz é só um click mas o setor da energia é um dos grandes responsáveis pela emissão de CO 2 com um grande impacte no ambiente e nas alterações climáticas.

Com pequenos gestos podemos melhorar a nossa eficiência no consumo energético e reduzir o seu consumo de energia, tornando a, deste modo, mais sustentável e amiga do ambiente. 

 

Podem pedir a visita da DECOJovem às escolas através da nossa Plataforma.

Estas ações são dinamizadas por técnicos da DECO, especializados em cada um dos temas disponíveis e têm a duração de 60 minutos. Para informações mais detalhadas, poderá consultar o nosso Dossier das Consumer.TALKS aqui