Consumer.TALKS

O mundo está em mudança. O digital tudo veio acelerar… Os mercados são cada vez mais complexos e globais… A sustentabilidade é uma emergência… As alterações climáticas são uma batalha a travar… E os jovens consumidores devem estar preparados para fazer esta mudança, de forma crítica e ativa, sendo eles agentes para um futuro melhor e mais sustentável.

Assim, a DECOJovem quer continuar a ir às escolas para falar com os jovens consumidores sobre várias temáticas emergentes do seu interesse.

Este ano os temas são…

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!

Setembro – Mês da Alimentação

Em Portugal, o excesso de peso e a obesidade continuam a afetar uma em cada três crianças, advindo da má alimentação, por parte destas. Estima-se que 83,6%, 72,4%, 69,1% consome, até três vezes por semana, snacks salgados, refrigerantes açucarados e snacks doces, respetivamente.

Neste sentido, é aconselhado que devemos privilegiar a roda dos alimentos e seguir uma dieta mediterrânica, o que promove o aumento do consumo de vegetais e frutas da época e diminuição de alimentos processados.

ABC DA POUPANÇA

Outubro – Mês da Literacia Financeira

Os jovens, desde cedo, devem ter uma verdadeira noção do valor do dinheiro. Os recursos financeiros são limitados, mas as nossas necessidades e vontades estão sempre a aumentar. Desta forma, torna se fundamental que os jovens aprendam a fazer as escolhas certas e a gerir o seu dinheiro bem como adquirir conhecimento e compreensão sobre as demais ferramentas, que os permitam fazer de forma informada e responsável.

Salienta-se ainda, que é crucial que os jovens devam ser capazes de organizar um orçamento de acordo com as suas possibilidades e objetivos, estabelecendo prioridades para fazerem melhores escolhas onde gastar o seu dinheiro.

DESPLASTIFICA-TE!

Novembro – Mês da Prevenção dos Resíduos

O excesso de plástico é um drama crescente! Nas últimas duas décadas, tem existido um grande aumento na produção do mesmo, sendo que se estima um aumento de 771 milhões de toneladas até 2060. O plástico é um material com grande durabilidade, que infesta a natureza e os oceanos, e que é utilizado por nós, na maioria das vezes, de forma descartável e desnecessária.

É difícil calcular o tempo exato de degradação dos diferentes tipos de plástico, porque não sendo biodegradáveis, podem permanecer na natureza para sempre.

Os jovens consumidores, precisam reconhecer que o combate a estes problemas passa muitas vezes por fazer escolhas mais acertadas, por recusar os produtos de plástico ou aprender a reutilizar este material. A palavra de ordem é fazer mais com menos!

Consumer go green: torna-te sustentável!

last call: h2o com conta e medida!

Janeiro - Mês da Sustentabilidade

Todos os dias fazemos escolhas sobre a forma como vivemos, viajamos, comemos, consumimos ou nos divertimos, que exigem o uso de recursos naturais limitados. Em resultados dessas nossas escolhas diárias, cada um de nós é responsável por 72% das emissões globais de gases com efeito de estufa, que são lançadas para a atmosfera!

Neste sentidoé importante diminuir o aquecimento global, atingindo apenas 1.5ºC! Esta é a nossa melhor hipótese para terminar com os piores efeitos da crise climática! Por isso, tudo inicia com o nosso estilo de vida e as emissões que são geradas, por este, têm de ser reduzidas abaixo de 2.5 Toneladas de CO2, por pessoa e por ano, até 2030. 

Influencia-te QB: A #PUB que te faz sonhar!

NAVEGA EM BOAS MARÉS

Fevereiro - Internet Segura

Atualmente, tudo é digital e muito “funcional", mas todos os dias somos confrontados com muitas armadilhas no campo virtual. A internet está presente, cada vez mais, na vida dos jovens! Saber usufruir ao máximo de forma segura da utilização da internet e das suas plataformas é um assunto deveras prioritário e crucial no presente e no futuro.

Num estudo realizado pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia em 2021 verificou se que, em Portugal mais de metade dos jovens inquiridos adquiriram, pelo menos, um produto falso e/ou acederam conscientemente a conteúdos digitais a partir de fontes ilegais.

Para além disto, os jovens estão nas redes sociais e expõem a sua vida privada sem qualquer preocupação das consequências que daí advêm. A segurança o respeito e a privacidade devem ser uma presença constante na navegação pelo mundo digital. 

os DIREITOS DOS CONSUMIDORES É UMA CENA QUE TE ASSISTE!

Março – Mês do Jovem Consumidor

Um consumidor é todo aquele a quem sejam fornecidos bens ou prestados serviços, destinados a uso não profissional, por pessoa que exerça com carácter profissional uma atividade económica, que vise a obtenção de lucro. Todos somos consumidores quando adquirimos produtos e serviços a operadores económicos, para a nossa utilização.

Apesar de vivermos num Mundo Global, onde a tendência, para o uso de tecnologias é cada vez maior, continua a verificar se enormes disparidades sociais, culturais, económicas, políticas e ambientais. Neste sentido, acresce a necessidade de trabalhar estas questões, junto dos jovens, para que possam estar informados sobre seus direitos.

Por outro lado, com a economia digital os consumidores fazem, cada vez mais, compras online. Para acompanhar esta realidade crescente, é importante que os jovens estejam informados sobre os seus direitos enquanto consumidores, sobre os cuidados a ter, em especial, nas compras online, sobre as consequências das compras de produtos contrafeitos e as regras associadas a cada plataforma marketplace.

Para tal, esta temática revela se importante para formarmos consumidores mais esclarecidos, informados e, em alerta, sobre questões de consumo de forma a prevenir futuros problemas e ter uma participação mais ativa no mundo digital. 

POUPA ENERGIA, DÁ MAIS AO PLANETA!

Maio - Mês da Energia

Ao longo do tempo, o consumo de energia tem aumentado cada vez mais, o que, por sua vez, tem promovido, também, o aumento de consequência ambientais. Ligar uma luz é só um click mas o setor da energia é um dos grandes responsáveis pela emissão de CO 2 com um grande impacte no ambiente e nas alterações climáticas.

Com pequenos gestos podemos melhorar a nossa eficiência no consumo energético e reduzir o seu consumo de energia, tornando a, deste modo, mais sustentável e amiga do ambiente. 

 

Podem pedir a visita da DECOJovem às escolas através da nossa Plataforma.

Estas ações são dinamizadas por técnicos da DECO, especializados em cada um dos temas disponíveis e têm a duração de 60 minutos. Para informações mais detalhadas, poderá consultar o nosso Dossier das Consumer.TALKS aqui