Todas as escolas ou agrupamento de escolas, públicas ou privadas, dos diferentes níveis de ensino (desde o ensino básico ao ensino secundário e profissional) interessadas na formação de futuros cidadãos e consumidores conscientes e responsáveis podem, a qualquer altura, aderir à rede de escolas DECOJovem.
Os professores das escolas aderentes podem contar com a DECOJovem enquanto estrutura de apoio, fonte de informação e formação, centro de recursos e um sítio para divulgar os projetos na área da Educação do Consumidor. Podem, ainda, usufruir do enquadramento técnico e institucional da DECO e com as vantagens do trabalho interdisciplinar e em rede: para trocar de ideias e práticas, para partilhar informação e para se envolverem em projetos. Pretende-se que as Escolas DECOJovem promovam e partilhem projetos inovadores e transdisciplinares no âmbito da temática da defesa do consumidor.
Todas as escolas aderentes têm a possibilidade de desenvolver atividades e projetos na área do consumo, de acordo com o curriculum escolar e dos diferentes níveis de ensino e cujo objetivo seja o de promover a formação de crianças e jovens esclarecidos, críticos e responsáveis nos seus atos de consumo.
- Promover a educação do consumidor na sua comunidade educativa, contribuindo para o reforço das competências enquanto consumidores informados, conscientes e confiantes.
- Potenciar e estimular o desenvolvimento de projetos educativos e atividades que reforcem a educação do consumidor na escola e na comunidade.
- Reforçar a formação de cidadãos solidários, participativos e empenhados na construção de uma sociedade mais responsável, criteriosa, inclusiva e sustentável.
- Apoio técnico e logístico das equipas da DECOJovem para desenvolver ações na área da educação do consumidor, nomeadamente: formação, sessões de esclarecimento e informação e recursos pedagógicos sobre diferentes temas relacionados com o consumo.
- Participar nas diversas iniciativas desenvolvidas pela DECOJovem na área da educação do consumidor.
- Disponibilização de recursos informativos e educativos, publicados pela DECO e sempre que solicitados pelas escolas (e.g., artigos e estudos comparativos, brochuras e folhetos, publicações).
- Habilitar-se ao Prémio Anual Escola DECOJovem para as escolas mais participativas e empenhadas na promoção da educação do consumidor.
- Receber a Newsletter DECOJovem – com novidades e informação privilegiada para a escola sobre os diferentes temas de educação do consumidor e atividades desenvolvidas pela DECOJovem.
- Promover e apoiar as diversas iniciativas DECOJovem, na sua comunidade educativa, divulgando as atividades e projetos de promoção da educação do consumidor, junto dos seus alunos.
- Colaborar ativamente (sempre que oportuno para as escolas) em iniciativas, projetos e atividades promovidas pela DECOJovem, nomeadamente: Semana do Jovem Consumidor, Desafios, Concursos e Projetos DECOJovem.
- Estender laços de parceria e colaboração com a comunidade educativa, com vista a assegurar a maior difusão e reprodução da experiência e informação sobre o projeto.
- Divulgar o projeto nos meios de comunicação da escola e/ou agrupamento, através da implementação do logotipo do projeto no seu website, blogue ou redes sociais.
- O coordenador DECOJovem deve divulgar e publicitar, quando oportuno, nos media da comunidade (rádio, jornal regional, exposições e conferências) as ações da DECOJovem e, também, as atividades lançadas pela DECO em que a escola participa.
- As ações devem ser devidamente identificadas como sendo realizadas no âmbito da DECOJovem incluindo, sempre que possível, o logótipo da DECOJovem.
- O coordenador DECOJovem deve monitorizar e avaliar as atividades realizadas no âmbito da DECOJovem, através do preenchimento do Questionário de Avaliação das Atividades DECOJovem, enviado pela DECO, no final do ano letivo.
- O preenchimento do questionário é essencial para a escola se habilitar ao Prémio Anual Escola DECOJovem.