Será que o Pai Natal sabe quais são os brinquedos seguros?
Com a chegada do Natal, os brinquedos são muito apreciados pelas gerações mais novas e, por este motivo, são vendidos muitos mais nesta altura no ano. Contudo, é necessário ter em conta vários fatores relacionados, não só com as regras de segurança, mas também, com a existência de muitos produtos falsificados. A escolha de brinquedos deve ser feita de forma informada, para não correr riscos de estrangulamento, engasgamento, ferimentos, queimaduras, entre outros...!
Sabia que?
Segundo a EUIPO, 97% dos produtos contrafeitos apresentam riscos graves para a saúde dos consumidores e 80% desses artigos são direcionados às crianças.
A APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil, de modo a incentivar e a alertar as crianças e jovens, desde cedo, sobre o risco destes produtos falsificados, juntou-se ao Instituto Espanhol AIJU no projeto “Safe or Fake? From school to university”, apoiado pela EUIPO.
Neste âmbito, serão criados materiais lúdico-pedagógicos para alunos entre os 8 e os 12 anos e, posteriormente, disponibilizados às escolas do Ensino Básico (1º e 2º ciclo) e a docentes/futuros profissionais de educação. Estes terão como objetivo primordial, promover uma maior consciencialização nestas idades sobre a propriedade intelectual e os riscos da contrafação para a saúde, para a sociedade e para o próprio meio ambiente.
Mas afinal, como posso certificar-me que estou perante um brinquedo seguro? A APSI ajuda-o, também, a refletir:
- Verificar se existe a marcação CE, que garante que os brinquedos correspondem aos requisitos de segurança e de proteção da saúde;
- Optar por produtos adequados à idade e ao desenvolvimento da criança, em questão;
- Ler os avisos e as instruções;
- Ver e tocar nos brinquedos, antes de comprar. Assim, podemos perceber facilmente se existem peças destacáveis, como arestas cortantes ou bordos pontiagudos;
- Investigar as lojas online. Verificar se a loja é oficial, através dos comentários de outros consumidores, pelo aspeto do site e desconfiar sempre de preços demasiado baixos para o produto em questão.
Saiba mais em https://www.apsi.org.pt/pt/
Desejamos a tod@s um Feliz Natal com compras mais seguras!
#brinquedosseguros #SAFEORFAKE? #APSI