Semana do Jovem Consumidor 2020

2020-03-09

Quando olhamos para o nosso consumo global em números, percebemos a tarefa e a responsabilidade que temos pela frente. Em todo o mundo, quase um milhão de garrafas plásticas são vendidas a cada minuto e cinco trilhões de pedaços de plástico estão flutuando em nossos oceanos. Compramos mais de 80 bilhões de novas peças de vestuário por ano e consumimos 3,9 bilhões de toneladas de alimentos – um terço dos quais é perdido ou desperdiçado.

Para proteger o planeta e proporcionar condições sociais justas para as gerações atuais e futuras, precisamos produzir e consumir bens e serviços de forma mais sustentável. Não é fácil, mas há sinais de que a maré está a virar.

Milhões de jovens em todo o Mundo em Portugal foram para as ruas com greves da Ação Climática, mas nas nossas escolas também podemos trabalhar para mudar e para melhor!

Os consumidores têm um papel vital a desempenhar. Em primeiro lugar, por meio de seu poder de compra e de escolha – um estudo global constatou que 66% dos consumidores dizem estar dispostos a pagar mais por marcas sustentáveis. Os consumidores já estão a fazer mudanças no seu estilo de vida para serem mais sustentáveis – fazem reciclagem, reduzem o desperdício alimentar, procuram produtos e serviços mais amigos do ambiente, mas precisam estar melhor informados para agir para um mundo melhor.

Os jovens são os verdadeiros agentes de mudança, queremos continuar a prepará-los e ajudá-los a ser mais sustentáveis. Na Semana do Jovem Consumidor vamos debater estes temas e preocupações, juntando-nos ao movimento mundial para consumidores mais sustentáveis (#Sustainableconsumer)

CONSUMERS GO GREEN (#consumersgogreen)

5 Minutos com SUSTENTABILIDADE

Vamos dedicar os primeiros 5 ou 10 minutos da aula a uma temática emergente. Qual é a dimensão do problema? O que é que nos afeta? O que podemos fazer para mudar? Todos temos respostas para dar e todos podemos fazer alguma coisa para mudar. Vamos falar e discutir para depois agir. A DECOJovem lança o debate com um artigo que podem descarregar da nossa página e o professor com os alunos fazem a discussão, o debate e a troca livre de opiniões.
Numa semana, cada dia, um tema para os primeiros minutos da aula. Podem mudar os temas, mas não deixem de falar sobre estes assuntos

  • Dia 16 Debate – Para ser Green é preciso saber!
  • Dia 17 Debate – Green washing: o ambiente não é marketing!
  • Dia 18 Debate – Green para uma vida e não só por um dia!
  • Dia 19 Debate – O desperdício alimentar tem que se evitar
  • Dia 20 Debate – Custam tanto e duram tão pouco…

Para inscreverem as vossas equipas, basta fazê-lo através da nossa Plataforma DECOJovem. Assim que for feita a inscrição, serão enviados por email todos os materiais de apoio para a realização da atividade.

Peddy Paper DECOJovem

O Peddy Paper DECOJovem pode ser desenvolvido em qualquer dia, durante esta semana, possibilitando a descoberta de informação relevante para os jovens consumidores, numa perspetiva lúdica e divertida. O Roadmap dos alunos será interativo e um desafio motivante para um dia diferente na escola!
Podem participar todos os alunos do 2.º e 3.º CEB e ensino secundário/profissional, das escolas DECOJovem. Os vencedores de cada escola receberão um “mimo” DECOJovem!

Consulte o Regulamento Peddypaper 2020 – DECOJovem

Para inscreverem as vossas equipas, basta fazê-lo através da nossa Plataforma DECOJovem. Assim que for feita a inscrição, serão enviados por email os materiais de apoio para a realização da atividade.

Participe nas nossas atividades e celebre connosco a Semana do Jovem Consumidor!