@S VENCEDOR@S DO SITESTAR.PT - 10ª Edição

2023-06-14

Chegou ao fim mais uma edição da iniciativa SITESTAR.PT com a entrega de prémios às equipas vencedoras desta edição, na cerimónia que se realizou na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa e conduzida pela Catarina Maia, radialista da MEGA HITS.

Para comemorar os 10 anos do SITESTAR.PT, a DECO e o .PT prepararam uma edição especial: abrimos uma nova categoria “Escola + Sustentável” e convidamos as Escolas Portuguesas no Estrangeiro, tendo contado com trabalhos das escolas de Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Macau e Timor-Leste.

Este ano foi a edição que contou com o maior número de participantes e de sites construídos. Recebemos 295 propostas, envolvendo quase 900 alunos, e recebemos um total de 152 sites concluídos. Com o desenvolvimento destes sites, @s jovens tiveram a oportunidade de dar a conhecer os seus projetos escolares, atividades em que estão envolvidos e interesses, como autores e criadores de conteúdos digitais, em respeito pela propriedade intelectual e em língua portuguesa.

Nesta edição também contamos com o apoio especial da HUAWEI que ofereceu Tablets e Smartwatch para as equipas vencedoras do Escalão 1 e para as categorias vencedoras do Escalão 2 “Escola +Digital” e “Escola + sustentável”. Também houve trotines, drones e colunas de som portáteis.

Pode agora ver aqui este evento para ficar a saber de tudo!

 

VENCEDOR@S

Escalão 1 (dos 13 aos 15 anos)

 1º Lugar: Equipa BrunaBrunaDiana8D com o site “Dieta Vegetariana”, da Escola Básica Gualdim Pais, Pombal. Poderá ver o vídeo da equipa aqui.

2º Lugar: Equipa LeonorMartimTomas8B com o site “A Roda dos Alimentos” da Escola Básica Gualdim Pais, Pombal. Poderá ver o vídeo da equipa aqui.

3º Lugar: Equipa Free Minds com o site “Alimentação, Saúde e Cidadania” da Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto, Alcobaça. Poderá ver o vídeo da equipa aqui.

Menção Honrosa: Equipa TECHTEAM com o site “Anne Frank, Símbolo das Vítimas do Holocausto” da Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto, Alcobaça. Poderá ver o vídeo da equipa aqui.

 

Escalão 2 (dos 15 aos 18 anos)

Categoria Escola + Sustentável (NOVA CATEGORIA)

1º Lugar: Equipa EgiStar com o site “Sinto-me Sustentável” da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Guarda. Poderá ver o vídeo da equipa aqui.

2º Lugar: Equipa The masters of universe I com o site Eco Escolas da Escola Básica e Secundária de Vilela, Paredes. Poderá ver o vídeo da equipa aqui.

O júri considerou não atribuir o 3.º lugar nesta categoria, na medida em que os trabalhos não respeitavam a propriedade intelectual.

 

Categoria Escola Mais Digital

1º Lugar: Equipa Espiral com o site CSM Espiral do Colégio de São Miguel de Fátima. Poderá ver o vídeo da equipa aqui.

2º Lugar: Equipa USCIENCE com o site LEARNING LABS (GO BEYOND SCHOOL) da Escola Secundária Raul Proença, Caldas da Rainha. Poderá ver o vídeo da equipa aqui.

3º Lugar: Equipa 4Tech com o site “Associação de Estudantes – AGEVC” da Escola Secundária de Vouzela, Caldas da Rainha. Poderá ver o vídeo da equipa aqui.

 

Categoria Faz a Diferença

1º Lugar: Equipa Ladies com o site “How To Fly” do Colégio de São Miguel de Fátima. Poderá ver o vídeo da equipa aqui.  

O júri considerou não atribuir o 2.º e 3.º lugar nesta categoria, na medida em que os trabalhos não respeitavam a propriedade intelectual.

 

Categoria Jovens com Talento

1º Lugar: Equipa Os A&D com o site “Golden Boy” da Escola Básica e Secundária de Vilela, Paredes. Poderá ver o vídeo da equipa aqui.  

2º Lugar: Equipa The masters of universe II com o site “Clube Desportivo de Voleibol do Ag. Esc. Vilela” da Escola Básica e Secundária de Vilela, Paredes. Poderá ver o vídeo da equipa aqui.

 O júri considerou não atribuir o 3.º lugar nesta categoria, na medida em que os trabalhos não respeitavam a propriedade intelectual. Poderá ver o vídeo da equipa aqui.  

 

O júri considerou atribuir 2 menções honrosas às Escolas Portuguesas no Estrangeiro:

Escalão 1 (menção honrosa): Equipa Money Business com o site “Poupar e Ganhar” da Escola Portuguesa de Luanda - Centro de Ensino e Língua Portuguesa. Poderá ver o vídeo da equipa aqui.

Escalão 2 (menção honrosa): Equipa STP DIGITAL com o site “Empoderamento da Mulher” da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe. Poderá ver o vídeo da equipa aqui.

 

A DECO e a Associação DNS.PT querem agradecer aos parceiros que ao longo de todos os anos apoiam esta iniciativa e se constituem como Júri para a avaliação e atribuição dos prémios:


IGAC - Inspeção Geral das Atividades Económicas

INPI - Instituto Nacional de Propriedade Intelectual

Direção-Geral do Consumidor

Direção Geral de Educação

Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro

RBE - Rede de Bibliotecas Escolares,

PNL2027 Plano Nacional de Leitura,

CNCS - Centro Internet Segura

e ANPRI - Associação Nacional de Professores de Informática.

 

Os nossos especiais agradecimentos à Escola Secundária D. Dinis, pelo seu 50.º Aniversário, e por nos ter acolhido para realizar este evento.

Felicitamos todas as equipas que participaram e que contribuem para uma internet mais responsável e participada. Ainda, o nosso especial agradecimento a tod@s @s professor@s que entusiasticamente incentivam @s alun@s a serem autores e criadores no mundo digital.