RE (inventar) o Plástico!

2020-11-24

Cada vez mais a produção e o excesso de utilização do plástico são problemas na nossa sociedade atual. A Europa produz anualmente mais de 58 milhões de toneladas de plástico. Vamos parar e refletir: Está na hora de mudar! A DECOJovem está disponível para te ajudar e para te ensinar a adotar comportamentos mais sustentáveis.

Todos nós, e principalmente os jovens, temos um papel fundamental enquanto principais agentes de mudança para fazer mais e melhor, chamando a atenção para esta preocupante realidade!

Efetivamente, o plástico é das maiores e mais úteis invenções do homem. Está em todo o lado, facilita-nos a vida e trouxe-nos toda a comodidade possível. É fácil de produzir, usar, transportar e é duradouro.
Não obstante, o plástico não desaparece facilmente e encontra-se a poluir tudo à nossa volta, designadamente prejudica a vida animal, entra na nossa cadeia alimentar e afeta negativamente a nossa saúde.

Sabem quantos anos demora um saco de plástico a degradar-se? 10 a 20 anos! E uma garrafa de água, por exemplo? Pelo menos 450 anos. São números assustadores! Temos de mudar atitudes e comportamentos.  Há que agir! Como? Começar pelas escolhas mais conscientes e informadas, sendo esse o início de um longo caminho que todos temos de percorrer. 

Podemos reduzir o uso do plástico das mais variadas formas. É fácil!

  • Não uses sacos de plástico para pesar a fruta e legumes, em alternativa usa um saco de papel, pano, ou até plástico reutilizável que possas levar para casa;
  • Não utilizes produtos descartáveis, como pratos, copos de plástico, palhinhas e cotonetes;
  • Evita comprar alimentos embalados em plástico:
  • Evita comprar água engarrafada. É sempre melhor reutilizar uma garrafa, ou então, podes sempre optar por uma de vidro; 
  • Partilha com amigos, familiares e conhecidos todos os problemas sobre o uso do plástico;
  • Incentiva todos os que te rodeiam a adotar comportamentos mais adequados.

Todas estas dicas devem ser aplicadas nos vários contextos da nossa vida, onde se incluem as escolas. Na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos e, ao longo do mês de dezembro, vamos sensibilizar e trabalhar esta temática com os jovens. 

Desafio Natal sem resíduos… de plástico

Desafiamos a comunidade educativa a reutilizar as embalagens de plásticos para construir as suas árvores de Natal! O Natal sem resíduos… de plástico é uma iniciativa da DECOJovem para sensibilizar os jovens a adotar novos comportamentos e a continuar com as práticas de consciencialização e sobre esta grande preocupação ambiental. 

Para além desta iniciativa, continuamos com as nossas Consumers.TALKS: Desplastifica-te! onde criamos um momento de conversa, discussão e partilha sobre como combater este tipo de problemas, concretamente alertando para as escolhas mais acertadas, tais como recusar produtos de plástico ou mesmo aprender a reutilizar este material. 

Acreditamos que estamos a formar jovens consumidores mais informados, conscientes e sensibilizados para esta temática. É urgente mudar para podermos fazer mais e melhor.