Quem controla o TEU Dinheiro? Os Finfluencers, a IA ou Tu?

2025-03-12

Hoje, o digital é uma extensão do nosso comportamento. A nossa pegada digital ajuda a IA a moldar as nossas decisões financeiras. Influenciadas por algoritmos, conselhos de finfluencers e, muitas vezes, pelas nossas próprias emoções, será que estamos preparados para lidar com as nossas finanças no mundo da tecnologia?
Neste workshop vamos explorar um pouco os mecanismos por trás das nossas decisões financeiras e o que distingue uma compra por impulso de uma compra racional. A compra racional exige um processo de reflexão, análise de custo-benefício e um planeamento financeiro. Mas as estratégias de marketing mais agressivas, levam-nos a consumir de forma impulsiva. Aprender a diferenciar esses dois comportamentos é essencial para evitar armadilhas do consumo e garantir maior controle sobre o nosso dinheiro.


Hoje, a inteligência artificial  (IA) é cada vez mais  utilizada por bancos e entidades financeiras para personalizar ofertas, operações e melhorar a experiência do consumidor. Desde sugestões de produtos financeiros ajustados ao nosso perfil de consumo até à gestão eficiente de investimentos, a IA tem um papel crescente na forma como gerimos o nosso dinheiro. No entanto, é fundamental compreender que essas tecnologias também podem influenciar as nossas escolhas, sem que disso nos apercebamos.  Na verdade, os algoritmos podem propor produtos financeiros com base no nosso histórico e até condicionar o nosso comportamento financeiro.


Os "finfluencers",  criadores de conteúdo que oferecem dicas e conselhos sobre investimentos, poupança e finanças pessoais também podem ter um peso na tomada de decisão dos consumidores. Como saber se um finfluencer é realmente um especialista financeiro?

👉 Neste workshop vamos aprender a avaliar a credibilidade e a analisar as suas recomendações para perceber a sua veracidade.

Para além disto, vamos:

  • Refletir sobre a importância da tomada de decisões financeiras informadas;
  • Evitar as compras impulsivas com base em propostas de marketing “agressivo”;
  • Saber avaliar criticamente as recomendações financeiras automatizadas; 
  • Identificar más práticas e conselhos financeiros duvidosos.

Para quem?

Alunos do 3º CEB e Ensino Secundário e Profissional de escolas aderentes à rede DECOJovem

Quando?

  • Dia 20 de março das 15:00 às 16:00
  • Dia 21de março das 10:00 às 11:00

Todas as ações serão realizadas online, através da plataforma zoom.

Inscrições na Área do Professor