Projeto Brain IDeas:
A DECO com o apoio do EUIPO está a desenvolver o projeto Brain ID, com o objetivo de aumentar a consciência dos alunos acerca do valor da Propriedade Intelectual e sobre um conjunto de direitos que abrange as criações intelectuais, do domínio literário, científico e artístico, as invenções, as marcas comerciais e desenhos e modelos industriais.
No âmbito do projeto Brian IDeas será elaborado um jogo interativo. Sendo assim, gostaríamos de pedir a opinião aos professores sobre as atividades educativas sobre a Propriedade intelectual.
Poderá responder ao questionário aqui.
Hoje, na sociedade da informação e do conhecimento, o ativo mais valioso que temos é o cérebro, enquanto fonte de criatividade, inovação e empreendedorismo. Como tal, proteger o nosso próprio trabalho e respeitar o trabalho dos outros desempenha um papel cada vez mais importante na vida profissional e privada de todos os cidadãos. Portanto, devemos conhecer os princípios básicos, que nos permitem respeitar as nossas próprias ideias e as dos outros, bem como o seu valor e os benefícios financeiros, sociais e culturais de tal potencial intelectual.
O que é a Propriedade Intelectual?
Propriedade intelectual é um conjunto de direitos que abrange todas as criações do conhecimento humano, desde um poema, uma pintura ou um filme, a uma música, uma fotografia ou um jogo de computador, passando por uma invenção, uma descoberta ou o nome de uma marca. A propriedade intelectual divide-se em duas grandes áreas: a propriedade industrial e o direito de autor e direitos conexos.
A Propriedade industrial é uma das áreas da propriedade intelectual e diz respeito sobretudo ao mundo das empresas. Engloba as marcas, as patentes e os designs abrangidos por direitos de utilização, produção e comercialização exclusivos.
A contrafação é uma das atividades mais frequentes de desrespeito da propriedade industrial e consiste em utilizar como sendo criação sua a reprodução total ou parcial da criação de outro. Por exemplo, fabricar uns ténis ou uma t-shirt iguais ou semelhantes (por exemplo, copiando a designação, o design ou logótipo) a uma marca conhecida, sem autorização do proprietário da marca, consiste num ato de contrafação.
O Direito de Autor e Direitos Conexos são um conjunto de normas criadas para proteger obras originais, dos domínios literário, científico e artístico, com o objetivo de garantir que os autores, intérpretes e executantes sejam reconhecidos e recompensados pelo seu trabalho de criação, interpretação ou execução.