Programa Engenheiras Por Um Dia – Uma nova edição, uma experiência para a vida!

2021-10-22

O programa Engenheiras Por Um Dia conta já com a 5º Edição e incentiva, junto das estudantes, a opção pelas engenharias e tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são apenas para o sexo masculino. A última edição decorreu apenas em formato digital e  participaram quase 2 500 estudantes nas diferentes atividades.

Em 2019 apenas 21,3% das pessoas diplomadas em TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) eram mulheres! Na União Europeia, o Eurostat indica que mais de oito em cada dez empregos nas TIC são preenchidos por homens. Este setor constitui a base da revolução científico-tecnológica, económica e social e do futuro do trabalho, mas é um setor onde as mulheres estão sub-representadas.

Muitas vezes, é desde cedo imposto o preconceito de que as áreas mais ligadas às engenharias e tecnologias são direcionadas para o perfil masculino e que as mulheres não se enquadram neste campo. É através de iniciativas como esta que damos voz e espaço devido a que todas as estudantes possam ficar mais informadas e acima de tudo participar ativamente em atividades neste âmbito.

A 5ª Edição do programa retomará as sessões presenciais e as alunas poderão contar com diversas atividades: Desafios de Engenharia; Visitas de Estudo a empresas e universidades; Ações de Mentoria e Ciclo de workshops sobre engenharia e tecnologia, entre outras.

 

O projeto conta já 41 escolas básicas /secundárias e a DECOJovem convida todas as escolas a juntarem-se à iniciativa e a proporcionaram experiências únicas às alunas que podem mudar o seu futuro escolar e profissional!