O GREEN CHEF ESTÁ DE VOLTA | DESAFIAMOS-TE A SERES O PRÓXIMO CHEF!

2021-11-02

Nos últimos anos o desperdício alimentar tem atingido valores alarmantes. Anualmente, à escala global, são desperdiçados 1.6 biliões de toneladas de alimentos1, e, em Portugal, a situação não é menos grave.
Um milhão de toneladas é o valor correspondente ao desperdício alimentar da população portuguesa. Apesar de este valor não ser inteiramente da responsabilidade do consumidor, existem sempre pequenas mudanças que todos podem adotar para fazer uma grande diferença.

Baseado nesta problemática, surge o desafio Green Chef que incentiva os jovens a terem um papel ativo no combate ao desperdício alimentar.

Qual é o objetivo deste desafio?

- Equipas de três elementos
- Elaborar um vídeo com a confeção de uma receita criativa e #semdesperdício

O que se pode utilizar?

-Sobras de refeições anteriores promovendo-se assim o gosto pelo reaproveitamento dos alimentos
-Uma pitada de Criatividade: a fruta demasiado madura, o pão que está rijo, as raízes e folhas dos vegetais, as cascas… resta dar asas à imaginação para as variadas possibilidades de aproveitar estes alimentos

Quem pode participar?

Todos os alunos do Ensino Básico, Ensino Secundário e Profissional.
As inscrições deverão ser feitas pelo docente responsável pela equipa através da Área do professor e encontram-se abertas até dia 17 de dezembro de 2021.

A regulamentação do desafio pode ser consultada aqui. Os vídeos vencedores serão premiados!

O desafio está lançado…

Esta é a nossa receita para combater o desperdício qual é a tua? Faz um vídeo com a tua equipa a colocar as mãos nas sobras e elaborar uma receita #semdesperdício