O agrupamento de Escolas D. Pedro I, do Canidelo, trabalha a sustentabilidade com os seus alunos

2021-07-12

A DECOJovem esteve presente na apresentação de resultados do questionário realizados por alunos do 5.º ano, sobre o “Desenvolvimento sustentável, o grande desafio do século XXI – Pensar global, agir local”, no passado dia 17 de junho, acompanhada pelos professores e pais dos alunos. Este questionário, aplicado à comunidade escolar, obteve cerca de 500 respostas. E foi possível ficar a saber que 57,8 % dos inquiridos já fazem a separação de resíduos, contudo   35,1% só às vezes faz esta separação. Logo, ainda há muito trabalho a fazer!

A realização de uma Consumer Talks da DECOJOvem sobre a sustentabilidade para sensibilizar estes jovens para um consumo mais sustentável foi uma grande ajuda na concretização do seu trabalho.

Nesta sessão os alunos ficaram surpreendidos com a pegada hídrica, isto é, a quantidade de água que não se vê e que é utilizada na produção de produtos que se usa no nosso dia a dia. Por exemplo, para se fabricar um par de calças de ganga são precisos cerca de 10 mil litros de água e uma t-shirt consome em média 2.495 litros de água também na sua produção.

A exposição dos resultados do inquérito foi feita pela turma do 5º G, onde os pais e respetivos professores tiveram a oportunidade de acompanhar o seu trabalho. Na apresentação de resultados, os alunos frisaram a importância da DECOJovem na partilha de informação deste tema, o que lhes permitiu um maior conhecimento sobre estes temas. Durante a exibição do trabalho, notou-se um envolvimento de todos os alunos e professores que conseguiram expor as suas pesquisas e aplicar o questionário de forma a que conseguissem ter aqui um ponto de partida para um trabalho futuro.

É de salientar que a escola tem vindo a se preocupar com a questão do consumo sustentável, e tendo a DECOJovem como parceira lúdico – educativa é possível trabalhar esta temática de forma mais personalizada e ativa em continua colaboração com os professores.