Novas Atividades DECOJovem 2020/2021

2020-09-07

A DECOJovem vem desejar a todos os professores e alunos um bom regresso às aulas, num ano cheio de desafios. Mas tudo vai correr bem porque vamos todos ser muito cuidadosos com a nossa saúde e cumprir as regras que já conhecemos. A DECO está preparada para trabalhar com as escolas DECOJovem em qualquer que seja o cenário que se coloque, porque acima de tudo temos todos uma boa capacidade de adaptação e somos muito resilientes na conquista dos nossos objetivos. Vamos continuar a preparar os jovens consumidores para um futuro mais digital, mais sustentável e cada vez mais desafiante.

Fique a conhecer as nossas atividades para 20/21 e bom trabalho!

OS JOVENS A PENSAR NUM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL

GREEN CHEF contra o DESPERDÍCIO ALIMENTAR

Todos os anos, 88 milhões de toneladas de alimentos ( 20% do que é produzido) são desperdiçados para o lixo em toda a UE. 173 Kg per capita!

Por isso, o Green Chef (5ª edição ) está de volta à escola! Este desafio convida os jovens e as suas famílias a produzirem vídeos com as melhores  receitas culinárias a partir de sobras alimentares de refeições e/ou com melhor aproveitamento dos alimentos. A ideia é aproveitar todos os alimentos e não deitar nada para o lixo. Protegemos o ambiente e ainda poupamos na nossa carteira.
Para além da iniciativa teremos + informação para ajudar as famílias a pensarem mais  sobre esta questão e estamos sempre disponíveis para uma conversa presencial ou digital – já conhecem as nossas Consumers Talks?

 

NATAL SEM RESÍDUOS… DE PLÁSTICO

O plástico é presentemente uma das nossas maiores preocupações ambientais. Não há compra que se faça que não venha carregada de plástico: embalagens, recipientes, sacos. Anualmente são produzidos cerca de 31 quilos (kg) de resíduos de plástico por pessoa na União Europeia (UE) e Portugal está no TOP TEN!
Na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (#SEPR20), em novembro,  queremos que as escolas reutilizem os plásticos para as mais lindas e maiores árvores de Natal. Esta é uma ação de sensibilização para a urgência de reduzir e reutilizar as embalagens de plástico!

A URGÊNCIA DA LITERACIA DIGITAL PARA TODOS

A ESCOLA É  CADA VEZ MAIS DIGITAL.  os projetos de literacia digital vão continuar com o objetivo de melhorar as competências digitais dos mais novos para uma utilização mais ativa e mais segura  da internet.

A NET Viva e Segura vai continuar o seu roadshow pelas escolas, agora também  em formato digital. Vamos chegar às 20 escolas, como prometemos o ano passado  com workshops, gaming e muita animação.

Sitestar.pt já vai para a sua 8.ª edição! O Sitestar.pt dá aos jovens e às escolas, a oportunidade de construírem sites em .pt, para divulgarem os seus projetos, as suas atividades e os seus trabalhos. Esta iniciativa é especialmente interessante para o envolvimento da disciplina de TIC, mas não só. Se a escola precisa de um novo site, se é preciso divulgar os clubes escolares e ter mais membros, se é preciso divulgar os resultados das atividades desportivas, esta iniciativa ajuda com a oferta de vouchers 3em1 gratuitos durante um ano. E as equipas com melhores sites ganham computadores e outros prémios bem aliciantes.

BRAIN IDEAS 2.0

Nos dias de hoje o ativo mais valioso que temos é o cérebro, enquanto fonte de criatividade e inovação. Assim, proteger o nosso próprio trabalho e respeitar o trabalho dos outros desempenha um papel cada vez mais importante na vida profissional e privada de todos os cidadãos.

A DECOJovem está a desenvolver o projeto Brain IDeas 2.0 com o objetivo de aumentar a consciência dos alunos acerca do valor da Propriedade Intelectual e sobre um conjunto de direitos que abrange as criações intelectuais, do domínio literário, científico e artístico, as invenções, as marcas comerciais e desenhos e modelos industriais.
Com este projeto, iremos promover ações de capacitação para professores e um novo recurso educativo para sensibilizar os jovens para aumentar o seu o respeito pelos direitos de autor, combater a pirataria e o uso de fontes ilegais.

CONSUMER.TALKS

Com adaptação ao digital, as sessões informativas continuam, com as temáticas favoritas das escolas e temas de interesse para os jovens consumidores! Em outubro, teremos já o tema da alimentação. Mas, vamos ainda tratar das finanças pessoais, do plástico, da segurança online, dos direitos do consumidorenergia e sustentabilidade.

Contamos com a vossa participação, através da Plataforma DECOJovem!