Mobilidade Sustentável: Mexe-te sem deixar rasto

2021-09-15

As Conferências CONSUMERS GO GREEN estão de volta!

Os transportes são essenciais no nosso dia-a-dia, mas são um dos principais responsáveis pelas alterações climáticas. Em Portugal, 24% das emissões de GEE para a atmosfera resultam do transporte de pessoas e de mercadorias. E o automóvel é responsável por 60% das emissões do transporte rodoviário.
No Dia Mundial sem Carros a 22 de setembro, realizamos a Conferência “Mobilidade Sustentável: Mexe-te sem deixar rasto” e queremos convidar todas as escolas DECOJovem a participar em formato digital.

Na Europa, o transporte rodoviário é um dos principais emissores de gases efeito estufa (GEE) que poluem o ar que respiramos e são um dos principais responsáveis pelas às alterações climáticas. Sabemos que o setor dos transportes é essencial à atividade humana, sendo responsável pela mobilidade de pessoas, no entanto, exerce uma grande pressão com impactes negativos sobre o ambiente.

Vamos explorar novas formas para nos deslocarmos?

Devemos cada vez mais optar deslocarmo-nos por meios alternativos que reduzam o uso dos transportes, em especial o transporte individual – carro, usar mais os transportes públicos é urgente e privilegiar o uso das bicicletas, trotinetes ou melhor ainda, andar a pé!
Falamos assim de mobilidade suave ou mobilidade ativa!  Por um lado, promove a atividade física e o bem-estar e por outro reduz as ameaças que a poluição do ar representa para a nossa saúde contribuindo para um ambiente mais sustentável.

Este desafio e outros problemas serão tratados pela nossa Jovem Embaixadora para a Sustentabilidade, Maria Carvalho e outros especialistas nesta área, de diferentes entidades.

Quem pode participar?

Os alunos do 3.º ciclo e Secundário poderá participar, com a sua turma e acompanhados pelo seu professor terão voz ativa e serão convidados a participar no debate através de várias dinâmicas que ajude a refletir sobre este problema e sensibilizar para a importância da mudança de comportamentos.

Como participar?

As escolas interessadas em assistir à conferência do dia 22 de setembro pelas 10h30 podem inscrever-se através do email decojovem@deco.pt.
Estas conferências realizam-se no âmbito do projeto CONSUMERS GO GREEN, uma iniciativa com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.