Mês da Poupança – Poupar é o que está a dar!

2020-10-28

Como diz o velho ditado “no poupar é que está o ganho”. Para ter as contas em ordem e fazer uma boa gestão do dinheiro, uma parte dos rendimentos (venham de onde vierem e seja qual for o montante) devem ser destinados à poupança.

Ter uma poupança ou uma reserva é importante e, em primeiro lugar, porque assim existe sempre fundo de emergência para fazer face a algum imprevisto. E eles acontecem!

Mas mais importante é ter uma poupança com um ou mais objetivos concretos e bem definidos. Podem ser objetivos a curto prazo: comprar um bilhete para o festival de verão ou para planear a viagem de finalistas, ou para os mais organizados para ir estudar para Faculdade e fazer um Erasmus!

Pode parecer difícil poupar, mas se pensarmos em todos os teus pequenos gastos do dia-a-dia? São todos necessários? O que é que se pode abdicar hoje para ter amanhã?
De facto, nos dias que correm, poupar não é uma tarefa simples, mas com metas financeiras bem definidas, o poder de decisão de cada um estará muito mais apurado.

Poupar ajuda-te a ser mais prudente nas tuas escolhas e financeiramente mais independente

Deixamos aqui alguns conselhos para os mais novos:

Assume a liderança das tuas finanças!
  • Negoceia com os teus pais um valor semanal ou mensal que seja justo para as tuas despesas. Nem tu podes gastar mais, nem os teus pais falharem nas entregas!
  • Evita gastar no que é banal, foca-te no essencial;
  • Define objetivos que queres alcançar, é mais fácil poupar com uma meta definida – quanto preciso para que?
  • Vive de acordo com as tuas possibilidades, apesar de todos os apelos ao consumo, ser ‘cool’ não é sinónimo de gastar muito dinheiro;
  • Assim que receberes o teu “rendimento” coloca de imediato uma parte um montante definido na poupança
  • Esforça-te por seguir a regra de guardar 10% do dinheiro que recebes, quer sejam 5 ou 50 euros. “Chapa ganha, chapa gasta” não é de todo uma boa solução!
Para além do que consegues poupar, verifica o que podes fazer para economizar:
  • Instala uma app de poupança: um bom personal trainer financeiro ajuda no exercício de poupar;
  • Ganha dinheiro com as tuas capacidades, dá asas à tua criatividade: dá explicações ou aulas de um instrumento musical, são boas opções;
  • Compromete-te com a tua família a reduzir as faturas; sobretudo tem atenção ao pacote de telecomunicações: recorre mais ao wi-fi e menos aos dados movéis;
  • Escolhe produtos mais leves no preço: pesquisa e compara em lojas físicas e online;
  • Reinventa as tuas refeições em família: procura ideias em blogues de refeições saudáveis e low-cost;
  • Para a escola leva sempre a lancheira e assim pouparás na carteira;
No fim de contas o mais importante é saberes olhar para a tua vida financeira de forma crítica e realista. Com disciplina e determinação, encaras a poupança com outra motivação.

 

Consumer.TALKS – ABC da Poupança

É desde cedo que os jovens devem ter uma verdadeira noção do valor do dinheiro. Os recursos são limitados, em especial os financeiros, mas as nossas necessidades e vontades estão sempre a crescer. Os jovens não podem aceder a todos os bens e serviços que querem e desejas, terão de aprender a fazer escolhas e a gerir o seu dinheiro.

É importante que os jovens aprendam a poupar, a fazer escolhas e recusar uma compra no presente para que possam pensar num objetivo, ainda maior, no futuro. Assim, os jovens devem ser capazes de organizar um orçamento de acordo com as suas possibilidades e os seus objetivos, estabelecendo prioridades para fazerem melhores escolhas onde gastar o seu dinheiro.

A DECOJovem pode ajudar, com as Consumer.TALKS – ABC da Poupança. Faça já o pedido para sessões informativas através da nossa Plataforma DECOJovem.