Mês da Alimentação – Vamos combater o desperdício alimentar!

2020-10-02

O desperdício alimentar é um problema alarmante, segundo dados da FAO (2011), um terço dos alimentos produzidos para o consumo humano são desperdiçados o que pode representar 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos por ano. Na prática este volume de alimentos poderia ajudar a suprir as necessidades nutricionais de 925 mil milhões de pessoas que passam fome em todo o mundo.

Este volume de desperdício representa 30% da superfície agrícola útil do mundo, então este tema não se resume apenas a alimentos que não consumimos nas nossas casas e vão para o lixo, estamos a falar de uma questão com um impacto ambiental, social e económico devastador.

Desperdício alimentar em números:

  • Na Europa, desperdiça-se em média de 179kg por habitante
  • Quando deitamos uma maçã para o lixo deitamos fora 70 litros de água virtual
  • Em Portugal o desperdício por pessoa é o equivalente a 10 sacos de supermercado, bem cheios, de 10kg cada, por ano

O que podemos fazer?

É preciso alterar este cenário, a mudança de comportamentos é urgente e imprescindível! Então o que é que podemos fazer para reduzir o desperdício alimentar nas nossas casas e nas escolas?

  1. Antes de ir ao supermercado devemos verificar os produtos que temos em casa e fazer uma lista, assim evitamos comprar produtos que não fazem falta.
  2. Devemos evitar fazer compras com fome, pois vamos acabar por comprar mais alimentos do que realmente precisamos.
  3. Em casa, os produtos mais antigos devem ser os primeiros a ser consumidos
  4. sempre que possível podemos congelar produtos que temos a mais, para consumir mais tarde.
    É também muito importante que os produtos sejam armazenados de forma adequada

Com a prática é possível melhorar todas estas estratégias, até que seja possível reduzir ao máximo o desperdício alimentar nos lares. Desta forma conseguimos poupar na carteira e no ambiente!

Temos de mudar e a DECOJovem pode ajudar!

Green Chef, 5ª edição, está de volta à escola! Este desafio convida os jovens e as suas famílias a produzirem vídeos com as melhores receitas culinárias a partir de sobras alimentares de refeições e/ou com melhor aproveitamento dos alimentos. A ideia é aproveitar todos os alimentos e não deitar nada para o lixo. Protegemos o ambiente e ainda poupamos na nossa carteira.

Para além da iniciativa teremos mais informação para ajudar as famílias a pensarem mais sobre esta questão e estamos sempre disponíveis para uma conversa presencial ou digital com as Consumer.TALKS – Desperdício Alimentar.

Fica a saber o que mais podes fazer para reduzir o desperdício alimentar com a DECOJovem!