Last call: H2O com conta e medida!

2023-03-27

E se dissermos que cada português gasta em média, por dia, cerca de 190 litros de água? Assustador, não é?  

Segundo a ONU (2021), uma pessoa, por dia, precisa apenas de consumir 110 litros para as suas necessidades básicas (beber água, cozinhar, tomar duche, lavar os dentes, etc.)! Este facto significa que estamos a gastar mais do que aquilo que necessitamos. Em Portugal, a média de consumo por pessoa é de 187 Litros por dia, sendo que 124 Litros correspondem ao consumo doméstico (por exemplo, cada descarga do autoclismo gasta por volta dos 15 Litros de água). 

Embora tenhamos acesso rápido a água potável de boa qualidade, ainda há muitas pessoas, no mundo, que não o têm. A escassez de água afeta 4 em cada 10 consumidor@s no mundo.  

Mas o que é que isto representa, perguntam vocês? 

Existe aproximadamente cerca de 2,1 biliões de pessoas, que ainda não têm acesso a água potável! Este problema é considerado um alerta a nível mundial, sendo que se torna urgente que tod@s comecem a mudar os comportamentos e começar a adotar estratégias mais sustentáveis e conscientes.  

Mas é possível esta mudança? 

Claro! Sabia que todas as nossas ações diárias têm uma pegada hídrica? Tudo o que nós consumimos precisa de água, desde o arroz que comemos até à roupa que vestimos! Para haver uma noção: uma t-shirt precisa de 2 495 litros de água para ser produzida (desde o cultivo do algodão, até ao seu transporte e transformação na indústria...)!  

Mais um facto assustador, não é verdade? 

Mas ainda vamos a tempo!  

De facto, se o consumo e desperdício de água têm, assim, um impacte tão grande no ambiente, então temos que adotar gestos simples no nosso dia a dia, que permitirão evitar o desperdício e reduzir o consumo e que fazem toda a diferença!  

Quer saber quais? 

Vamos tratar deste assunto na “Consumers.Talks – Last Call: H2O com conta e medida”  

O que vamos falar? 

  • Qual é o impacte do desperdício de água no ambiente;​ 

  • Quais as causas e consequências do consumo e desperdício de água; ​ 

  • Como combater o desperdício e diminuir o consumo de água.​ 

  • Dicas para um consumo eficiente de água.​ 

  

Está interessad@? Inscreva já a sua turma na Área do Professor da DECOJovem.