INTERNET MAIS SEGURA – O MUNDO DA LITERACIA DIGITAL

2021-02-09

Cada vez mais assistimos a uma enorme presença dos jovens nas redes sociais e é através delas que comunicam, estando a sua vida social associada às mesmas. Identificar os atuais problemas que começam a emergir nas redes sociais – noticias falsas e desinformação, discursos de ódio, incitamento à violência… cyberbulling e outros…

No dia 9 de fevereiro comemoramos o Dia da Internet mais Segura, e com ele vimos reforçar e relembrar que é preciso saberes navegar com segurança, respeitar a tua própria privacidade e a dos outros e promover a cortesia digital evitando o discurso de ódio.

A DECOJovem tem vindo a desenvolver vários projetos nas escolas em que incentiva e estimula o desenvolvimento de competências digitais, ou seja, trabalha um conjunto de conhecimentos, capacidades, habilidades, estratégias e atitudes necessárias para utilizar as tecnologias e meios digitais, seja no âmbito pessoal ou profissional.

O Projeto Sitestar é disso um exemplo. É um projeto que desafia os jovens a ter uma participação mais ativa na internet como criador de conteúdos. Assim, com a parceria do .PT, podem criar sites com conteúdos digitais nas suas áreas de interesse, promovendo-se também uma cidadania mais ativa e mais inclusiva.

Até ao presente já contamos com 8 edições do projeto, 1852 inscrições, um total de 4802 de alunos e professores envolvidos e 407 sites criados a partir deste desafio. Disponibilizamos todas as ferramentas necessárias para que os mais novos desenvolvam o seu espírito critico, e sejam estimulados a desenvolver as suas criações digitais sempre em respeito pelo trabalho dos outros, nomeadamente, dos outros autores. A verdade é que na internet há um maior acesso a informação e conteúdos, mas nem tudo é de todos para se copiar, plagiar e usar sem respeito pelos direitos de autos.  

A literacia digital tem a preocupação de criar uma base sólida de competências digitais em que a procura e escolha consciente da fonte e do seu conteúdo estejam presentes; a própria identidade e reputação digital não seja esquecida; aperfeiçoar e integrar informação e conteúdo tal como se aplicam os direitos de autor; proteger os dados pessoais, utilizar ferramentas digitais para inovar processos e  produtos e,  mantendo atualizado em relação à evolução digital com a qual somos confrontados todos os dias.

Para saber mais sobre este mundo da literacia digital convidámos a participar nas nossas Consumer.Talks onde o principal objetivo é ajudar-te a seres um consumidor mais digital, mais crítico e mais inovador. E lembra-te na internet estamos a falar com pessoas e, não é porque estás detrás de um ecrã que podes tudo!