Festivais de verão: E se houver mudanças? A DECOJovem explica-te tudo!
O verão chegou e com ele os festivais, os concertos, a música ao vivo, os reencontros com amigos e aquela vibe única que só se sente em frente a um palco. Mas… e se algo mudar? E se o festival for adiado, mudarem o local, ou até cancelarem tudo à última da hora?
Calma! A DECOJovem está aqui para te explicar os teus direitos enquanto consumidor(a) e garantir que não ficas a perder neste verão cheio de emoção (e imprevistos).
Nos últimos tempos, alguns festivais e concertos viram-se obrigados a alterar datas, horários e locais por causa de decisões da Proteção Civil ou por problemas como cancelamentos de voos internacionais. Quando isso acontece, não é só o cartaz que muda, mas os teus direitos, também, entram em palco.
Por isso, partilhamos contigo um guia prático para saberes o que fazer se o teu festival for alterado:
🎫 Tenho um bilhete diário para um festival. Tenho direito ao reembolso?
Sim! A lei diz claramente: se o espetáculo não acontecer no local, data ou hora marcados, tens direito ao reembolso total do valor pago pelo bilhete. Isto significa que, mesmo que o festival se realize noutro sítio ou noutra data, não és obrigado a aceitar essa alteração. Podes exigir o dinheiro de volta.
Nota importante! Se algum(a) artista cancelar só temos direito ao reembolso se for o artista principal, cabeça de cartaz!
❓ E se tiver um passe geral (por exemplo, de 3 dias)?
A resposta é a mesma: se houver alteração do local, data ou hora, tens direito a pedir o reembolso total do valor pago pelo passe. Não importa se compraste um passe completo ou um bilhete diário, os teus direitos são iguais.
🏕️ Comprei um bilhete que incluía transporte e parque de campismo. Tenho direito a reembolso de tudo?
Aqui a coisa complica-se um bocadinho, mas há boas notícias. Alguns bilhetes incluem serviços adicionais, como:
• Transporte (autocarro, shuttle)
• Parque de campismo
• Alojamento
A lei atual não fala diretamente sobre estas situações, mas a posição da DECO é clara: se esses serviços estão incluídos no bilhete, então deves ser reembolsado por tudo. Porquê? Porque estás perante uma impossibilidade de usufruir de algo que compraste. E nesse caso, a solução justa é devolverem-te o dinheiro na totalidade.
🏠 Reservei um alojamento local, mesmo perto do evento, para poder assistir ao Festival. Como ele foi transferido para outro local, posso cancelar o alojamento e ser reembolsado?
Se fizeste a reserva à parte, ou seja, não está incluída no bilhete, esta situação não está coberta pela lei dos espetáculos.
O que podes (e deves) fazer é:
1. Verificar as condições de cancelamento do alojamento local (AL).
2. Contactar o proprietário para tentar chegar a um acordo, explicando a situação e tentando minimizar os prejuízos.
📍A quem me devo dirigir para pedir o reembolso?
Deves contactar diretamente o promotor do espetáculo (a organização do festival). Eles são os responsáveis por gerir os bilhetes e os reembolsos. Caso não respondam em tempo útil ou recusem o pedido de reembolso, podes (e deves!) apresentar uma reclamação à IGAC — Inspeção-Geral das Atividades Culturais.
💳 Já pedi o reembolso do meu bilhete do espetáculo, mas o promotor quer entregar-me um vale para o próximo ano. Sou obrigado(a) a aceitar?
Não és obrigado(a) a aceitar um vale, seja para o próximo ano ou para outro evento. Tens direito ao reembolso em dinheiro. Ponto. Só deves aceitar o vale se quiseres e se estiveres de acordo com as condições.
🤔 Ainda tens dúvidas?
O Gabinete de Apoio ao Consumidor da DECO poderá dar-te mais informação sobre os teus direitos e ajudar-te a resolver eventuais conflitos que surjam no decurso destas negociações e pedidos de reembolso, bem como a esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto.
Dispomos, ainda, de uma linha whatsapp disponível 24h, que poderás contactar a qualquer momento (+351 966 449 110).
Podes, também, marcar atendimento via Skype. Segue-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!
Este verão pode trazer mudanças, mas com a DECOJovem ao teu lado, estás sempre protegido. Foca-te no que realmente importa: a música, os(as) amigos(as) e as boas vibes.
Se algo correr mal? Nós damos-te voz.