DESPLASTIFICA-TE: Muda os teus comportamentos e diz não ao plástico.

2021-11-08

O excesso de plástico é um drama crescente. O plástico é um material com grande durabilidade que infesta a natureza e os oceanos, e que é utilizado por nós, na maioria das vezes, de forma descartável e desnecessária.


Atualmente existem cerca de 150 milhões de toneladas de plástico no mar e todos os anos são lançadas mais 8 toneladas de plástico nos oceanos.
Segundo o relatório da PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, se não tomarmos medias drásticas, até 2040, a quantidade de plásticos que se encontram no mar irá triplicar. Com a Pandemia, este problema agravou, uma vez que são utilizados mais materiais que na sua base de produção contêm plástico e que tem apenas uma utilização, como é o caso das máscaras, das embalagens dos desinfetantes, entre outros… A maneira mais eficaz de resolver o problema é evitar que mais plástico entre no mar.


Os artigos descartáveis de plástico são o maior grupo de resíduos encontrados no mar: produtos como talheres de plástico, garrafas de bebida, beatas de cigarros ou cotonetes representam quase metade de todo o lixo marinho.
Para além disso, a própria produção de artigos de plástico, só por si, implica danos para o meio ambiente sendo que 98% dos mesmos são feitos à base de combustíveis fósseis. São, também, emitidos durante o ciclo vida dos plásticos cerca de 1,7 giga toneladas de CO2 um dos gases com efeito de estufa, provocando cada vez mais poluição e, consequentemente, prejudicando o ambiente e a nossa própria saúde.


O melhor resíduo … é o que não é produzido! No entanto, só na Europa são produzidos cerca de 2,5 milhões de resíduos por ano. Este valor, acompanhado de um ineficaz tratamento destes resíduos, vem intensificar ainda mais o problema e a urgência de serem implementadas estratégias e medidas que mitiguem este problema. Cabe a cada um nós, enquanto consumidores, modificarmos alguns comportamentos no nosso dia a dia.


A DECOJovem está disponível para dar mais informação sobre este tema, com as CONSUMERSTALKS | DESPLASTIFICA-TE e motivar os jovens consumidores a mudar os seus comportamentos e a serem mais responsáveis.


O QUE PODES FAZER?

•    Diminui a quantidade de resíduos que produzes. Segue os princípios: 1. Prevenir e reduzir os resíduos 2. Reutilizar e dar nova vida 3. Reciclar o que não se pode evitar ou reutilizar.
•    Recusa o plástico de utilidade única. Opta por outros materiais mais fáceis de reutilizar e reciclar, como por exemplo, o cartão;
•    Incentiva todos à tua volta, família, amigos e, até mesmo, conhecidos, para adotarem comportamentos mais conscientes e sustentáveis;


NÃO DESISTAS! O TEU CONTRIBUTO FAZ A DIFERENÇA!

Queres começar a dar o teu contributo para esta causa e incentivar todos à tua volta? Inscreve a tua escola no desafio da DECOJovem – Natal sem resíduos de plástico!
Esta é uma iniciativa que pretende sensibilizar toda a comunidade educativa, especialmente os jovens, a adotar comportamentos mais conscientes e sustentáveis para o ambiente. O desafio passa por construir, árvores de Natal reutilizando embalagens plásticas de diferentes materiais de todas as cores e feitios.

Consulta o regulamento e participa!