Consumer.TALKS em maio: Poupa energia e dá mais ao planeta!

2022-05-02

Com pequenos gestos podemos melhorar a nossa eficiência no consumo energético! Ao desligar uma luz ou fazer uma melhor escolha na compra de equipamentos mais eficientes, podemos poupar na carteira e no ambiente.


Sabias que, podes reduzir até 57% o consumo de energia se trocares uma máquina de lavar roupa de classe B por uma de classe A? 


Imagina o que se pode poupar ao fazer a escolha correta do equipamento para a nossa casa, ou seja um equipamento que seja energeticamente eficiente. 
Para conseguirmos fazer uma melhor gestão da eficiência energética dos nossos equipamentos podemos contar com a etiqueta energética.

Com as Consumer.TALKS da DECOJovem é possível saber mais sobre como interpretar corretamente esta etiqueta e perceber se estamos perante um equipamento mais ou menos eficiente. 
Ao escolhermos produtos energeticamente mais eficientes, conseguiremos reduzir o consumo energético e fazer poupança, isto é, iremos poupar na fatura de eletricidade, e simultaneamente a reduzir o consumo energético e a nossa pegada de carbono no meio ambiente.
A escolha mais acertada na hora da compra do equipamento, será aquele produto que esteja representado pela classe A (cor verde mais escura). Poderá ter um preço mais elevado, contudo compensará a longo prazo no consumo de energia pois será o mais eficiente. 

Vejamos o caso dos frigoríficos e combinados que são os eletrodomésticos com maior consumo de energia elétrica nas nossas casas. Estima-se que um frigorífico consome à volta de 20% da energia de uma casa. Um frigorífico grande combinado de classe A tem um consumo típico de 91 kWh, se formos a comparar a um frigorífico com características semelhantes de classe G tem um consumo anual de 344 kWh. É óbvio que compensará a longo prazo investir num frigorifico de classe A pois haverá uma maior poupança de energia. 

 

Estas são algumas das curiosidades que através das Consumer.TALKS poderás saber. 
 

Inscreva-se através da Área do Professor DECOJovem!