Construir Finanças Saudáveis: saber como poupar!
O papel da escola é extremamente relevante na educação financeira das crianças e jovens. É no ambiente escolar que estes começam a tomar contato com os principais conceitos financeiros.
Através de disciplinas de matemática e economia, as escolas têm a oportunidade de ensinar a importância da poupança, a gestão do orçamento, a compreensão de juros, inflação e o valor do dinheiro ao longo do tempo. Além disso, são cada vez mais as escolas que estão a integrar programas específicos de educação financeira nos currículos para preparar os alunos para a vida adulta, dando-lhes ferramentas práticas para serem financeiramente mais responsáveis.
Quando os jovens aprendem a poupar, desenvolvem uma maior perceção sobre a importância de gerir os seus recursos de uma forma equilibrada, o que futuramente será muito importante para a sua estabilidade e para prevenir situações de endividamento excessivo, proporcionando uma base sólida para que eles se tornem adultos financeiramente responsáveis.
A poupança não é apenas sobre guardar dinheiro no presente é, sobretudo, sobre planear o futuro. Ao incentivar os jovens a pensar nas suas metas de medio e longo prazo e na definição de objetivos para as suas poupanças, como por exemplo, os estudos no ensino superior; a viagem de finalistas; a compra de um carro ou até a criação de um fundo de emergência, estamos a capacitá-los a tomar decisões financeiras que lhes trarão segurança e tranquilidade no futuro.
O planeamento financeiro contribuirá, no futuro, para uma vida financeira mais estável, assim como, para um maior bem-estar e uma melhor qualidade de vida.
Os jovens que investem na construção da sua poupança são mais conscientes das suas responsabilidades financeiras e, por outro lado, mais autónomos nas suas escolhas e decisões enquanto consumidores. Esta compreensão contribui para aumentar a sua independência e para prepará-los para a vida adulta, abrindo-lhes portas para oportunidades de crescimento pessoais e profissionais.