CONFERÊNCIA ALL TOGETHER IN THE WEB: Digital + Sustentável

2023-01-06

Trocas de telemóvel rapidamente? Estás sempre a par da tecnologia de última geração? E queres ser mais sustentável! Esta é uma questão muito importante que importa discutir e pensar um pouco mais…

A DECO e o .PT ajudam-te a responder a estas questões através da Conferência all together in the web: Digital + Sustentável, que se irá realizar no dia 17 de fevereiro de 2023.

Nos últimos tempos, tem-se verificado um aumento acentuado da crise climática. Se tens presente, Portugal passou por um verão muito quente, dando origem a uma seca extrema e, agora, foi assolado por enormes chuvadas que terminaram em inundações! Assim os consumidores, cada vez mais, percebem que que adotar comportamentos de consumo mais sustentáveis, com o objetivo de tornar o Planeta mais saudável e estável.

O digital veio ajudar na adoção de comportamentos mais sustentáveis, sem duvida!

Como? Perguntas tu!

Através do digital consegues ter acesso a uma variedade de informação sem papel o que também te que permitirá uma aprendizagem continua ao longo da vida. Ao nível profissional, as pessoas já conseguem trabalhar em casa, com menos deslocações, por exemplo e reunir com parceiros de todo mundo sem uma viagem de avião, que tem fortes emissões de GEE (gases de efeito de Estufa).

Mas, ainda há mais! Tu poderes entregar os teus trabalhos na escola através de um e-mail, com menos gasto de papel. Podes ir a concertos sem um bilhete de papel. É a desmaterialização do consumo. De facto, através do mundo digital existe um potencial, para o desenvolvimento de um comportamento mais sustentável.

Mas… será que o digital é mesmo o caminho para a sustentabilidade ou nem tanto assim?

Sabias que o teu telemóvel ou computador é constituído por recursos minerais, que são extraídos e transformados? Pois é… o facto de o mundo digital estar em constante crescimento e mudança, faz com que os nossos ecossistemas sejam afetados, uma vez que é a partir deles que vamos buscar e extrair matéria-prima, nomeadamente a exploração mineira em terras raras e de outros materiais.

Mas não fica por aqui!

Para que haja este acompanhamento, ou seja, para que consigamos ter o telemóvel de última geração e com a máxima qualidade, na sua produção é necessário explorar uma área muito maior e produzir muito mais resíduos. Sabias que para compensar estes impactes ambientais um telemóvel deveria durar 232 anos, e na verdade em 3 anos está obsoleto! E ainda mais, durante a utilização dos vários equipamentos tecnológicos, consumimos muita energia e, quando os mesmos são descartados, se não o fizermos da forma certa, serão colocados em aterros, o que irá contaminar e poluir, através das suas substâncias tóxicas, o nosso planeta!

Está na hora de tomar decisões! Com a Conferência Digital + Sustentável, podes ficar a saber mais sobre este tema!

Pede já ao teu professor, para te inscreveres! Basta enviar um e-mail para decojovem@deco.pt para fazer a sua inscrição!