Combate o Desperdício na tua própria casa (a nossa receita)

2020-10-20

Uma receita simples e útil a testar na tua própria casa

O Desperdício Alimentar é uma realidade presente ao longo de toda a cadeia de abastecimento alimentar, desde a produção do alimentos, passando pelo seu armazenamento, pelo processamento e transformação nas fábricas, distribuição, venda e, por fim, ao nível do consumo.
Sabemos que o desperdício de alimentos vem acompanhado de consequências devastadoras, mas apontamos sempre o dedo à produção intensiva de alimentos, que acabam por ser perdidos, ou às grandes fábricas, que fazem um mau aproveitamento dos alimentos que são transformados… No fundo, achamos que este é um problema demasiado complexo e que não nos cabe a nós tomar uma atitude.

O estudo PERDA (2012), feito em Portugal, estimou que são perdidos mais alimentos durante a produção (32,2%), MAS logo em segundo lugar, com uma percentagem muito semelhante (31,4%), não estavam as fábricas nem os locais de venda, estava mesmo o desperdício nas nossas próprias casas! Afinal cabe-nos mesmo a nós!

O que preciso de fazer? Por onde começar?

Para o combate ao desperdício: uma dose de organizaçãoum pouco de higiene e segurança alimentaruma utilização adequada do rótulo e uma pitada de criatividade são todos os ingredientes que precisas! Uma receita simples e útil a testar na tua própria casa.

Uma dose de organização:
  • Passo 1 – Planeia as refeições da semana tendo em conta alimentos que já tenhas em casa;
  • Passo 2 – Inclui refeições “limpa frigoríficos” como quiche, omelete ou massas, para aproveitares as sobras de outras refeições;
  • Passo 3 – Quando sobra, guarda no frigorífico os alimentos separados para os poderes aproveitar de diferentes formas e em diferentes refeições;
  • Passo 4 – Não confeciones demasiada comida ou faz do congelador o teu melhor amigo e fica com refeições preparadas para outras semanas;
  • Passo 5 – Se tiveres vegetais crus ou fruta que sabes que se vai estragar, congela! Após descongelar a consistência e textura alteram-se, mas continuam ótimos para sopas, molhos, batidos, sumos…
Um pouco de segurança e higiene alimentar:
  • Passo 1 – Se abrires um enlatado e não usares todo o conteúdo, guarda-o no frigorífico num frasco. Não mantenhas o conteúdo na lata, pois a comida pode reagir com o metal e estragar-se mais rapidamente;
  • Passo 2 – Não descongeles os alimentos à temperatura ambiente! Descongela lentamente no frigorífico, utiliza uma taça com água fria ou o micro-ondas para garantir que o alimento não alcança uma temperatura que incentiva o crescimento de micro-organismos;
Uma utilização adequada do rótulo:
  • Passo 1 – Interpreta corretamente a data de validade. Se indicar “consumir até” deves respeitar a data, mas se estiver indicado “consumir de preferência antes de” significa apenas que o alimento mantém todas as suas características específicas até à data. Se tiver sido bem conservado e não tiver alterações de cor, cheiro e sabor é seguro consumires depois da data indicada!
  • Passo 2 – Se consultares o modo de conservação no rótulo dos alimentos embalados, saberás o local ideal para os preservares durante mais tempo.
Uma pitada de Criatividade:

Resta dar asas à imaginação para as infinitas possibilidades de aproveitar sobras das refeições, a fruta demasiado madura, o pão que está rijo, as raízes e folhas dos vegetais, as cascas…

Esta é a nossa receita para combater o desperdício nas nossas casas, qual é a tua?
Torna-te um Green Chef e mostra-nos!