A DECOJovem promove a utilização sustentável da água junto dos mais pequenos

2022-05-25

A DECO Jovem esteve com a Águas do Ribatejo em parceria com a Câmara Municipal de Benavente e os Agrupamentos de Escolas de Benavente e de Samora Correia a promover a utilização sustentável e eficiente da água. Ao longo de duas semanas, a equipa da DECOJovem chegou a mais de 35 professores e 750 alunos de 6 Escolas de Benavente e de Samora Correia através de sessões informativas cheias de animação com o objetivo de promover o uso eficiente e sustentável da água e combater o desperdício deste bem essencial.

Para a realização destas sessões dirigidas aos mais novos, a DECOJovem utilizou jogos e atividades dinâmicas com o objetivo de captar a atenção deste público. 
O ciclo da água e a importância de poupança foram temas abordados para melhor compreenderem a necessidade de utilizar a água de forma racional. 
Falamos da importância de poupar água na casa de banho, local onde mais quantidade se gasta;  poupar água na cozinha, no jardim, como por exemplo se for deixado um balde no exterior para recuperar a água da chuva para depois regar as plantas. Dicas simples que todos compreenderam e comprometeram a por em prática e levar informação para casa. 
Na Escola Fonte dos Escudeiros em Samora Correia, os alunos mostraram ter o tema bem estudado e passaram com distinção nas provas e desafios.


“Devemos regar as plantas de manhã cedo ou à noite para gastar menos água porque o sol evapora a água”, explica Vicente, aluno do 4º ano.
Erica deixa o conselho para se aproveitar a água da chuva phbgara regar as plantas ou lavar o chão do quintal.

 

Em Benavente, na Escola das Areias, a água é tratada como uma amiga de todos. Muitas foram as dicas para poupar água na casa de banho. “Eu fecho a torneira enquanto lavo os dentes e digo sempre ao meu pai para fechar também a torneira enquanto faz a barba.” Aluno do 3º ano. 


A todas as escolas DECOJovem muito obrigada pelo vosso acolhimento nas duas semanas de realização destas iniciativas dirigidas a este público tão jovem.