A DECO está comprometida com a proteção dos(as) jovens consumidores(as) – também no DIGITAL!
Numa era onde os ecrãs estão presentes em quase todos os momentos do nosso dia a dia, especialmente entre crianças e jovens, torna-se urgente alertar para: a) jogar com inteligência, b) consumir com consciência e c) reconhecer os perigos que se escondem por detrás de um simples clique.
Foi com este propósito que a DECO se juntou ao Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) na campanha europeia AdWiseOnline: Play smart, spend wisely – mind the hidden costs!, promovida no âmbito do programa Better Internet for Kids (BIK), da Comissão Europeia.
A Comissão Europeia alerta que a “educação digital é uma competência essencial no século XXI. Sem ela, os(as) jovens ficam vulneráveis a práticas comerciais desleais, manipulação emocional e riscos à sua privacidade”.
O que está em causa?
Aparentemente inofensivos, os jogos e Apps “grátis”, frequentemente, escondem mecanismos de monitorização que passam despercebidos aos(às) utilizadores(as) mais jovens, sendo que não são menos perigosos por isso.
Entre os principais riscos abordados na campanha estão:
⚠ Recolha e partilha de dados pessoais, muitas vezes sem o nosso consentimento;
⚠ Publicidade disfarçada, nomeadamente através de influencers digitais, que não identificam conteúdos patrocinados;
⚠ Estratégias de design manipulativas, conhecidas como dark patterns, que induzem decisões pouco conscientes ou compras impulsivas;
⚠ Mecanismos de jogo inspirados no jogo de azar, tais como as chamadas loot boxes, que induzem o(a) utilizador(a) a gastar dinheiro em prémios aleatórios.
Por isso, é importante ficarmos atentos(as) a estes sinais e aprender a identificar esta táticas 👉 Guia BIK
A DECO, através do programa de educação DECOJovem, tem como missão promover uma cultura de consumo consciente e informada junto das crianças e jovens. Esta parceria na campanha AdWiseOnline: Play smart, spend wisely – mind the hidden costs!, vem reforçar o nosso compromisso com a educação digital, dando maior atenção nas ferramentas que contribuem para tomadas de decisões mais informadas em contexto digital.
Uma campanha para toda a comunidade
Esta campanha não é apenas para jovens. É, também, um apelo à ação dirigido a pais, educadores, decisores políticos e todos os que têm um papel ativo na vida digital das novas gerações.
A literacia digital foca-se essencialmente:
👉 na utilização correta das tecnologias;
👉 na compreensão como as tecnologias nos podem influenciar e moldar o nosso comportamento;
👉 na utilização ética e consciente.
Torna-se, assim, crucial formar crianças e jovens críticos, conscientes e preparados(as) para lidar com as armadilhas do mundo digital.
A DECO e a DECOJovem continuarão a trabalhar para garantir que cada jovem tem acesso às ferramentas certas, para proteger os seus dados, resistir à manipulação comercial e fazer escolhas com autonomia e responsabilidade.
Convidamos todos(as) a acompanhar esta campanha nas redes sociais do Centro de Internet Segura e DECOJovem e a partilhar os recursos com a sua comunidade educativa.