Sitestar.pt 7

O Sitestar.pt dá aos jovens a oportunidade de construírem sites em .pt, para divulgarem os seus projetos, as suas atividades e os seus trabalhos.

Os jovens devem ter uma participação mais ativa na internet, não só como utilizadores mas como exploradores e criadores de conteúdos. Assim, o Sitestar.pt, uma iniciativa DECOJovem com a parceria do .PT, tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências digitais incentivando os jovens a criar sites com conteúdos digitais nas suas áreas de interesse para uma cidadania + ativa e + inclusiva.

Este ano temos novidades! Temos dois escalões e, por isso, iremos abrir a participação aos alunos do 8º e 9º ano! Nesta edição também abrimos o desafio a outras entidades promotoras de projetos de competências de inclusão digital, entre outros, que desenvolvam atividades com os jovens em educação não-formal ou atividades extra-curriculares.

Público-alvo

O Sitestar.PT está aberto a estabelecimentos de ensino públicos e privados de Portugal Continental e Regiões Autónomas, desde que aderentes à rede DECOJovem e outras entidades que envolvam os jovens.

Assim, podem concorrer alunos pertencentes aos seguintes escalões:
Escalão 1 – Alunos com idades entre os 13 e os 15 anos e/ou a frequentar o 8º e 9º ano letivos.
Escalão 2 – Alunos com idades entre os 15 e os 18 anos e/ou a frequentar o ensino secundário regular, profissional e de aprendizagem.

As equipas podem inscrever-se nas seguintes categorias:

Os jovens do escalão 1 podem desenvolver e criar sites sobre um tema à sua escolha, como sejam:

  • Alimentação saudável para todos;
  • Gerir bem o meu dinheiro;
  • Consumo sustentável;
  • A segurança na internet;
  • Os direitos de autor a respeitar;
  • Os direitos dos consumidores nas compras.

No escalão 2, os alunos poderão desenvolver sites sobre atividades e projetos em que se encontram diretamente envolvidos e que importa divulgar, que se enquadrem dentro das seguintes categorias:

Categoria 1 | Escola mais Digital

Contempla a criação de sites sobre os diferentes saberes, experiências e trabalhos realizados em contexto escolar com a participação dos alunos, como por exemplo:

  • Sites de trabalhos das disciplinas e projetos específicos.
  • Sites de clubes escolares.
  • Sites dos media na escola (plataforma online do jornal online, rádios e canais de televisão).
  • Sites oficiais das Associações de Estudantes.

Categoria 2 | Faz a diferença!
Contempla a criação de sites que divulguem iniciativas de voluntariado e inclusão social onde os jovens se encontrem envolvidos e desenvolvidos a partir da Escola ou na sua comunidade.

Categoria 3 | Jovens com Talento
Contempla a criação de sites dedicados à expressão artística (música, teatro, pintura, etc.) assim como, atividades desportivas em que os jovens participem e que pretendem promover.

Atenção aos prazos:

Numa primeira fase a inscrição e submissão da ficha de proposta de site pode ser feita até dia 17 de dezembro de 2019. A lista de selecionados, a quem serão oferecidas as ferramentas (voucher 3 em 1) para construção do site, será divulgada a 14 de janeiro de 2020.

As equipas têm até 30 de março para construir e apresentar os sites nomeados nas diferentes categorias.

Haverá muitos prémios para os sites mais criativos e com maior qualidade:

Os primeiros lugares em cada categoria receberão um computador, o segundo lugar uma action cam e o terceiro umas colunas de som.

Os professores também serão reconhecidos pelo acompanhamento destas equipas.

Inscrevam a vossa equipa na Plataforma DECOJovem!