NET Viva e Segura 3

O roadshow NET Viva e Segura visita as escolas de todo o país!

A NET Viva e Segura, uma parceria da DECO com a Google, é um projeto que já conquistou a adesão de professores e alunos sendo reconhecido como um importante contributo para a promoção da literacia para os media digitais.

Por isso mesmo, com o objetivo de promover a literacia digital e incentivar os jovens com idade escolar a aceder à internet de forma segura, promovendo experiências online ativas mais esclarecidas e conscientes em respeito pela sua privacidade, a DECOJovem volta a trazer esta iniciativa para as escolas, agora num novo formato!

Roadshow NET Viva e Segura

Vamos estar um dia na escola com a NET Viva e Segura com muitas atividades para os alunos: 20 roadshows, a realizar um em cada distrito de Portugal Continental e as ilhas dos Açores e da Madeira também serão contempladas nesta visita.

Workshop NET VIVA E SEGURA na Escola

Levamos especialistas às escolas para informar, debater e refletir sobre os temas do mundo digital, um um formato dinâmico, interativo e divertido para falar de assuntos muito sérios. Com a duração de 90 minutos, queremos envolver os alunos neste debate, para que sejam mais seguros e mais críticos na sua utilização da internet.

Gaming NET VIVA E SEGURA na Escola

Com a nossa presença nas escolas queremos a participação de toda a comunidade educativa e para isso preparámos várias dinâmicas e jogos (digitais) para incentivarmos os mais novos a pensar sobre estas temáticas que fazem parte da sua realidade e vida social.

Assim, queremos promover pequenas competições online durante os intervalos escolares, organizando os jovens para jogar em equipas e sempre acompanhados de um animador.

Público-alvo

A NET Viva e Segura terá como destinatários os alunos com idades compreendidas entre os 13 e 17 anos, a frequentar escolas do ensino básico e secundário de Portugal Continental e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Temas:

Para incentivar a utilização segura da internet vamos tratar da escolha de ligações seguras, dos cuidados a ter com compras online ou da proteção de dispositivos. Queremos também que entendam a importância da privacidade online falando sobre os cuidados a ter com o que se divulga nas redes sociais, as fake news ou o cyberbulling.

 

As escolas poderão desde já manifestar o seu interesse em receber a NET Viva e Segura através da Plataforma DECOJovem.

Só iremos visitar um escola em cada distrito e de acordo com as condições pré-definidas e apresentadas nos formulários. Assim, faça já a inscrição da sua escola.