Consumer.TALKS 2019/2020

As Consumer.TALKS a preparar os agentes da mudança!

O mundo está em mudança. O digital tudo veio acelerar… Os mercados são cada vez mais complexos e globais… A sustentabilidade é uma emergência… As alterações climáticas são uma batalha a travar… E os jovens consumidores devem estar preparados para fazer esta mudança, de forma crítica e ativa, sendo eles agentes para um futuro melhor e mais sustentável.

Assim, a DECOJovem quer continuar a ir às escolas para falar com os jovens consumidores sobre várias temáticas emergentes do seu interesse.

Este ano os temas são…

Abre os olhos, lê bem o rótulo!

Outubro – Mês da Alimentação

O excesso de sal, açúcar e gordura nos alimentos está na ordem do dia. Grande parte dos jovens não sabe o limite de açúcar (DDR) que podemos consumir por dia: sete pacotes. Ora, uma lata de cola e uma gelatina têm mais de 6 pacotes de açúcar, e quase que atingem o limite de açúcar que devemos consumir.

 “40% dos consumidores não compreendem os rótulos” (DGS)

É importante que os jovens tenham mais atenção aos rótulos alimentares e assim possam fazer escolhas mais saudáveis. Por isso a DECOJovem que ajudar os jovens a ler e interpretar os rótulos nutricionais e fazer uma caça ao excesso de açúcar, gordura e sal nos alimentos, dando-lhes ferramentas para que façam melhores escolhas alimentares.

ABC da Poupança

Novembro – mês da Poupança

É desde cedo que os jovens devem ter uma verdadeira noção do valor do dinheiro. Os recursos são limitados, em especial os financeiros, mas as nossas necessidades e vontades estão sempre a crescer. Os jovens não podem aceder a todos os bens e serviços que querem e desejas, terão de aprender a fazer escolhas e a gerir o seu dinheiro.

As famílias portuguesas ainda poupam muito pouco (só 4% do seu rendimento).

É importante que os jovens aprendem a poupar, a fazer escolhas e recusar uma compra no presente para que possam pensar num objetivo, ainda maior, no futuro. Assim, os jovens devem ser capazes de organizar um orçamento de acordo com as suas possibilidades e os seus objetivos, estabelecendo prioridades para fazerem melhores escolhas onde gastar o seu dinheiro.

Desplastifica-te!

Dezembro – mês dos Plásticos

O excesso de plástico é um drama crescente! O plástico é um material com grande durabilidade que infesta a natureza e os oceanos, e que é utilizado por nós, na maioria das vezes, de forma descartável e desnecessária. É difícil calcular o tempo exato de degradação dos diferentes tipos de plástico, porque não sendo biodegradáveis podem permanecer na natureza para sempre.

Como jovens consumidores, é importante saber que o combate a estes problemas passa muitas vezes por fazer escolhas mais acertadas, por recusar os produtos de plástico ou aprender a reutilizar este material. Temos de mudar, para fazer melhor!

Navega em boas marés

Fevereiro – mês da Internet Segura

Segundo um estudo do EUKids, quatro em cada cinco internautas portugueses entre os 9 e os 17 anos usa a internet todos os dias para ouvir música, ver vídeos e interagir nas redes sociais. O Facebook tem cerca de 6 milhões de utilizadores em Portugal e o Instagram tem sido a rede com mais crescimento. Os jovens estão nas redes sociais e é através delas que comunicam, estando a sua vida social associada às mesmas.

É preciso saber navegar com segurança, respeitar a privacidade e aplicar as regras de cortesia do mundo real: evitar o discurso de ódio e promover a cortesia com interações positivas.

Compras bem, mas não sabes a quem!

Março – mês do Jovem Consumidor

Com a economia digital, os consumidores fazem cada vez mais compras online. Em 2018, 37% dos portugueses, entre os 16 e os 74 anos, fizeram compras online (INE e Eurostat). Quais são as regras para as compras online? Como escolher os sires? Como escolher os produtos? Quem pode ajudar os consumidores?

Muitas vezes também é difícil distinguir se estamos a comprar produtos originais ou de contrafação. Mais de 20% dos jovens na Europa já compraram produtos contrafeitos online (EUIPO), algumas vezes intencionalmente mas outras sem sequer se aperceberem.

Para acompanhar esta realidade crescente, é importante que os jovens estejam informados sobre os seus direitos enquanto consumidores, sobre os cuidados a ter nas compras online, sobre as consequências das compras de produtos contrafeitos e as regras associadas a cada plataforma (marketplace).

Go green, torna-te sustentável

Abril – mês do Ambiente e Sustentabilidade

Os transportes são responsáveis pela emissão 25% dos gases de efeito de estufa, cada português gasta diariamente 195 litros de água e desperdiça 35%, ao mar chegam cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos por ano e há um desperdício de alimentos de 132 kg por português anualmente.

Os desafios dos jovens na atualidade passam pelo combate às alterações climáticas, à escassez de recursos e à perda de biodiversidade.

Para fazer frente aos desafios, os jovens terão de se tornar mais sustentáveis! Têm de consumir melhor e fazer boas escolhas de bens e serviços.

Poupa energia, dá mais ao planeta!

Maio, mês da Energia

Ligar uma luz é só um click, mas o setor da energia é um dos grandes responsáveis pela emissão de CO2 com um grande impacte no ambiente e nas alterações climáticas. É importante que os jovens tenham noção desta relação e do que o papel enquanto consumidores pode reduzir este impacte no ambiente.

Com pequenos gestos podemos melhorar a nossa eficiência no consumo energético, ao desligar uma luz ou ao fazer uma melhor escolha na compra de equipamentos mais eficientes e como podem assim poupar na carteira e no ambiente.

 

Podem pedir a visita da DECOJovem às escolas através da nossa Plataforma

Estas ações são dinamizadas por técnicos da DECO, especializados em cada um dos temas disponíveis e têm a duração de 60 minutos.