Consumer.TALKS 2018/2019

As Consumer.TALKS continuam este ano letivo com ações sobre temas de educação do consumidor! Estas ações são dirigidas a alunos desde o 2.º ciclo do ensino básico até ao ensino secundário, vocacional, profissional e ensino-aprendizagem (algumas temáticas são também dirigidas para alunos do 1.º ciclo do ensino básico).

As Consumer.TALKS continuam este ano letivo com ações sobre temas de educação do consumidor! Estas ações são dirigidas a alunos desde o 2.º ciclo do ensino básico até ao ensino secundário, vocacional, profissional e ensino-aprendizagem (algumas temáticas são também dirigidas para alunos do 1.º ciclo do ensino básico), realizadas durante uma semana que assinala uma efemeridade importante para a educação do jovem consumidor.

As Consumer.TALKS de 2018/2019

Este ano, as Consumer.TALKS serão dinamizadas, apenas, nas seguintes datas*:

*salvaguardam-se pedidos fora das semanas comemorativas quando há disponibilidade por parte dos formadores, para a realização da ação.

  1. Semana da Alimentação, com as Consumer.TALKS – De olho no rótulo!, de 15 a 19 de outubro de 2018;
  2. Semana da Poupança, com as Consumer.TALKS – ABC da Poupança, de 29 de outubro a 2 de novembro de 2018;
  3. Semana da Segurança e Privacidade Online, com as Consumer.TALKS – Conheces o mundo digital?, de 4 a 8 de fevereiro de 2019;
  4. Semana do Jovem Consumidor, com as Consumer.TALKS – Direitos do Consumidor é uma cena que te assiste?, de 11 a 15 de março de 2019;
  5. Semana da Sustentabilidade, com as Consumer.TALKS – Gestos Simples para um Consumo Sustentável?, de 29 de abril a 3 de maio de 2019;
  6. Semana da Energia, com as Consumer.TALKS – Poupança de Energia, de 27 a 31 de Maio de 2019.

Estas ações são dinamizadas por técnicos da DECO, especializados em cada um dos temas disponíveis e têm a duração de 60 minutos. Para blocos horário de 45 e 90 minutos, o professor deverá informar a equipa DECOJovem, através do preenchimento do campo OBSERVAÇÕES do formulário das Consumer.TALKS.

De acordo com a localização da sua escola, as deslocações do técnico da DECO para a realização das Consumer.TALKS, terão de ser asseguradas pela escola que solicita a ação. Assim, de acordo com a distância da Delegação da DECO à escola DECOJovem (ida e volta), a escola deverá comparticipar com o valor de:

  • até 20 km – 10 euros;
  • entre 21 km e 40 km – 15 euros;
  • entre 41 km e 60 km – 20 euros;
  • entre 61 km e 80 km – 25 euros;
  • entre 81 km e 90 km – 30 euros;
  • entre 91 km e 100 km – 40 euros
  • Mais do que 100 km – 60 euros;
  • Mais do que 200 Km – 70 euros.

De acordo com o nível de ensino dos alunos participantes da ação, a Escola poderá solicitar:

  • Até duas ações, no turno da manhã ou no turno da tarde. Não será possível realizar ações durante todo o dia.
  • As ações deverão ser realizadas para um mínimo de 20 alunos, de todos os níveis de ensino, desde o 1.º Ciclo.
  • Para cada ação só poderão participar alunos do mesmo nível de ensino. Por exemplo: uma turma do 8.º ano e uma do 9.º ano.
  • De acordo com os níveis de ensino, o número máximo (desejável) de alunos, por ação, deverá ser: 1º Ciclo: 1 turma (30 alunos) e 2º Ciclo, 3.º Ciclo e Ensino secundário e/ou profissional: 2 turmas (60 alunos).
  • Se a escola no âmbito de um projeto específico pretender solicitar a participação de um formador da DECO para integrar um painel de convidados, numa conferência, o professor deverá preencher, igualmente, o Pedido de Sessão indicando nas observações a tipologia de participação do formador e os objetivos da atividade da escola.
  • Cada formulário de Pedido de Sessão corresponde a uma Consumer.TALKS. Se o professor pretende marcar mais do que uma ação na escola, deverá preencher mais do que um formulário.
  • A DECOJovem estará disponível para avaliar todos os pedidos individualmente, respeitando as particularidades e realidades do contexto em que a Escola DECOJovem se encontra inserida.
  • As deslocações serão cobradas à Escola, mediante envio de fatura da DECO para a escola com o valor da deslocação do formador e método de pagamento. A fatura será sempre enviada no final do corrente mês da realização da ação.
  • Descubra a localização da equipa DECOJovem mais próxima da sua escola, consultando os Contactos DECOJovem.

Disponível a partir de Outubro de 2018!

Reserve já a ação para a sua escola, na Plataforma DECOJovem.