Olá! Hoje é dia 29 Junho de 2017

Semana da Poupança nas escolas

A Semana da Poupança, realizada entre os dias 31/10 e 4/11, é uma ação da DECOJovem desenvolvida nas escolas aderentes ao projeto da DECO. Todos os professores interessados em ajudar os jovens consumidores a refletir sobre temas de literacia financeira, podem solicitar esta atividade.

Uma sociedade saudável começa com a educação financeira dos jovens.

 

A autodisciplina financeira é uma das ferramentas mais importantes que se pode dar às crianças e que as acompanhará em toda a sua vida. Sem esta aprendizagem, muitos jovens crescem sem saber como fazer um orçamento, gerir dinheiro ou poupar com determinado objetivo. Existe, pois, o perigo de as crianças darem lugar a adolescentes e adultos com pouca capacidade para tomar decisões financeiras e com potenciais problemas de sobre endividamento.

Nos últimos anos, poupar, economizar e guardar têm sido as palavras mais usadas pelas famílias portuguesas.

A perda de rendimento tem contribuído para que as famílias repensem nos seus hábitos de poupança, cortando no supérfluo, comparando os preços, renegociando os contratos, esticando os seus salários, através de uma gestão do orçamento mais eficaz. Esta não é uma tarefa nada fácil!

Criar hábitos leva tempo.

É por isso necessário, em idade escolar, incentivar as crianças e jovens para a necessidade de desenvolver competências de literacia financeira, que os orientarão no futuro e que lhe permitirão compreender o presente da gestão do orçamento das suas famílias.

Consumer.TALKS: ABC da Economia Pessoal

Para ajudar as escolas nesta temática, a DECOJovem, no decorrer da semana de 31/10 a 4/11, realizará as Consumer.TALKS: ABC da Economia Pessoal, nas escolas aderentes ao projeto.

Esta atividade é dirigida aos alunos desde o 2.º ciclo ao ensino secundário, vocacional e profissional.

São ações dinamizadas por profissionais experientes na área da literacia financeira ao longo da vida, da equipa da DECO sede e delegações de todo o país.

*As Consumer.Talks são gratuitas, contudo solicitamos apoio às escolas, para deslocações com valor total (ida e volta) igual ou superior a 100 Kms.

Não está registado na DECOJovem?

Registe-se aqui.

Interessado em desenvolver esta ação na sua escola?

Todos os professores interessados em ajudar os jovens consumidores a refletir sobre as suas necessidades e desejos de consumo e a importância da poupança; ou interessados em alertar os seus alunos para as consequências financeiras das suas decisões, no dia-a-dia e a necessidade de delinear projetos financeiros para alcançar os seus objetivos, podem solicitar estas ações em www.escolas.decojovem.pt.