Poupança em debate nas escolas

A Semana da Poupança (de 30/10 e 3/11) é uma ação da DECOJovem desenvolvida nas escolas aderentes ao projeto da DECO. Todos os professores interessados em ajudar os jovens consumidores a refletir sobre temas de literacia financeira, podem solicitar esta atividade.

firstNo próximo dia 31 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Poupança.

Poupança, o que significa?

Nos últimos anos,  a poupança tem sido uma das palavras mais usadas pelas famílias portuguesas.

Poupar significa economizar, guardar ou não desperdiçar.

As famílias têm visto os seus rendimentos mensais diminuírem, a carga fiscal a aumentar e os preços dos produtos a subirem.

Esta perda de rendimento tem contribuído para que as famílias repensem nos seus hábitos de poupança, cortando no supérfluo, comparando os preços, renegociando os contratos, esticando os seus salários, através de uma gestão do orçamento mais eficaz. Esta não é uma tarefa nada fácil!

A Geração Millennial poupa?

Existem três coisas em que os jovens da geração millennial não dispensam, mas que poderiam dispensar em nome da poupança.

A geração millennial identifica-se pelos seus gadgets, por adotarem diferentes hábitos de trabalho, por terem uma atração inexplicável por piadas virais ou memes e vídeos virais, entre outros.

Esta geração tem alguns hábitos que prejudicam a sua saúde e, também, a sua carteira. Falamos de comer fora, de café, de bebidas em bares e da compra de gadgets da moda. Consumo rápido e descartável!

Muitos jovens fazem compras desnecessárias, principalmente no que diz respeito a prazeres que sabem bem no momento, mas que poderiam reverter-se na criação de uma poupança forte, a longo prazo.

Criar hábitos leva tempo.

É por isso necessário, em idade escolar,  incentivar as crianças e jovens para a necessidade de desenvolver competências de literacia financeira, que os orientarão no futuro e que lhe permitirão compreender o presente da gestão do orçamento das suas famílias.

 

O ABC da Poupança

Para ajudar as escolas nesta temática, a DECOJovem, no decorrer desta semana, realizará várias sessões de sensibilização, que pretendem ajudar os jovens consumidores a refletir sobre as suas necessidades e desejos de consumo e qual a importância da poupança, assim como alertar para as consequências financeiras das suas decisões, no dia-a-dia, e para a necessidade de delinear projetos financeiros para alcançar os seus objetivos.

De 31 de outubro a 3 de novembro…

A equipa da DECOJovem realizará as Consumer.TALKS: ABC da Poupança, nas escolas aderentes ao projeto, para alunos desde o 2.º ciclo ao ensino secundário, vocacional e profissional.

Estas ações são dinamizadas por técnicos da DECO, especializados em cada um dos temas disponíveis e têm a duração de 60 minutos. Para blocos horário de 45 e 90 minutos, o professor deverá informar a equipa DECOJovem, através do preenchimento do campo OBSERVAÇÕES do formulário das Consumer.TALKS.

De acordo com a localização da sua escola, as deslocações do técnico da DECO para a realização das Consumer.TALKS, terão de ser asseguradas pela escola que solicita a ação. Consulte a tabela das deslocações. 

 

Interessado em desenvolver esta ação na sua escola?

Todos os professores interessados em ajudar os jovens consumidores a refletir sobre as suas necessidades e desejos de consumo e a importância da poupança; ou interessados em alertar os seus alunos para as consequências financeiras das suas decisões, no dia-a-dia e a necessidade de delinear projetos financeiros para alcançar os seus objetivos, podem solicitar estas ações em www.escolas.decojovem.pt.