28 Outubro, 2016

DECO Algarve: “Jogo do Poupar” para o 1.º Ciclo

Finanças

O “Jogo do Poupar” tem como objetivo promover a literacia financeira dos mais novos, que de forma dinâmica, simples e divertida compreendem a diferença entre necessidades e desejos, o valor do dinheiro, o que é um orçamento, porque é preciso poupar, entre outros.

O tema da poupança está cada vez mais presente no quotidiano dos consumidores, inclusivamente no dos mais jovens. Partindo da personagem Guito, criada pela DECO para o projeto Gerir € Poupar, a Delegação DECO Algarve criou um jogo de tabuleiro, em que os jogadores, miúdos e até graúdos, têm de responder a perguntas sobre gestão de orçamento, distinguindo bons e maus comportamentos de consumo.

guito

Este jogo tem como objetivo promover a literacia financeira dos mais novos, que de forma dinâmica, simples e divertida compreendem a diferença entre necessidades e desejos, o valor do dinheiro, o que é um orçamento, porque é preciso poupar, entre outros.

O “Jogo do Poupar” será divulgado no Dia Mundial da Poupança (31 de Outubro), na Escola Básica de Lagoa, uma escola DECOJovem.

A brincadeira será proposta aos jovens consumidores, após uma pequena apresentação multimédia sobre o tema.

No futuro, esta ação será desenvolvida como projecto regional, com a realização de mais sessões por toda a região algarvia.

É professor do 1.º Ciclo e está interessado/a em receber esta actividade?

Contacte-nos.