A DECOJovem no Dia de Formação Financeira

No próximo dia 2 de novembro, a Escola Secundária da Amadora irá receber o Dia da Formação Financeira, uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.

Ao longo do Dia da Formação Financeira, os alunos a frequentar o agrupamento irão participar em oficinas de formação financeira sobre temas financeiros, tais como: necessidades e desejos, orçamento, poupança, risco e incerteza, sistema financeiro e empreendedorismo; entre as quais estará presente a DECOJovem.

No próximo dia 2 de novembro, a Escola Secundária da Amadora irá receber o Dia da Formação Financeira, uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.

Através de jogos e atividades lúdicas, os alunos irão discutir temas financeiros, como planear e gerir o orçamento familiar, a importância da poupança e os cuidados a ter na sua aplicação, a forma de prevenir situações de risco e o funcionamento do sistema financeiro.

Quiz da Poupança

Com recurso à ferramenta online Poll Everywhere, a equipa da DECOJovem irá desenvolver um questionário interativo sobre questões de poupança e gestão do orçamento, que será respondido através dos seus Smartphones e cujas respostas serão observadas pelos inquiridos, em tempo real. Esta atividade terá como objetivo a sensibilização dos jovens para questões de literacia financeira, incentivando-os a compreender no presente a gestão do orçamento das suas famílias e a fazer melhores escolhas para o seu futuro.

Os vencedores do Concurso Todos Contam

Nesta escola terá lugar a sessão solene do Dia da Formação Financeira, na qual serão anunciados os projetos vencedores da 5.ª edição do Concurso Todos Contam e que conta com a presença do Senhor Secretário de Estado da Educação, Professor Doutor João Costa, e de membros do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.

Os parceiros

Para a além da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor estarão presentes no certame: a ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, o BdP – Banco de Portugal, a CMVM – Comissão de Mercado de Valores Imobiliários, a APB – Associação Portuguesa de Bancos, APFIPP – Associação Portuguesa de Fundos de Investimentos, Pensões e Patrimónios, a APS – Associação Portuguesa de Seguradores, a ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado, a DSC/GOEC – Direção Geral do Consumidor/Gabinete de Orientação ao Endividamento dos Consumidores a Euronext Lisbon e a JA – Junior Achivement Portugal.

Consulte o Programa