Olá! Hoje é dia 20 Setembro de 2017

Consumer.TALKS – À Caça da energia fantasma!

Durante o período de 17 a 27 de maio e com o intuito de promover o uso responsável do consumo de energia elétrica, a DECOJovem volta à escola para promover as Consumer.TALKS – À caça da Energia Fantasma. Marque já esta atividade na sua escola!

Este mês a DECOJovem comemora o Dia Nacional da Energia (29 de maio), entre os dias 17 e 27 de maio, com as Consumer.TALKS – À caça da Energia Fantasma.

Sabia que…

Na maioria das nossas casas podemos facilmente reduzir o consumo de eletricidade para iluminação, entre 15 a 20%, sem qualquer redução da qualidade da iluminação? Com gestos simples podemos reduzir o tamanho da nossa fatura de eletricidade e ainda reduzir os impactes da nossa ação no ambiente.

A combustão de energias fósseis (gás, carvão, petróleo, etc.) gera diversos poluentes, entre os quais se encontram os gases que provocam o efeito de estufa, sendo o dióxido de carbono (CO2) o mais conhecido e um dos principais responsáveis para as alterações climáticas.

Num recente questionário a nível europeu (Eurobarómetro, junho 2015), quase 8 em 10 dos portugueses inquiridos, considera as alterações climáticas um “problema muito sério” (78 %, acima da média da EU).

O Desperdício de Energia nas habitações

Acabar com os desperdícios de energia é uma das prioridades para combatermos as alterações climáticas. O objetivo é utilizar a energia de forma mais eficiente possível, ou seja, fazer com que a diferença entre a energia que precisamos para um determinado fim e a que efetivamente gastamos, seja a menor possível.

Como reduzir o consumo de energia?

Existem várias opções ao nosso dispor para reduzir os consumos de energia da casa, sem com isso afetar o nosso conforto. Podemos, por exemplo, começar pela iluminação das nossas casas: se reduzirmos em 25% o tempo em que temos as luzes acesas, vamos evitar a produção de 400 kg de CO2. E se, durante um ano, preferirmos tomar duches rápidos de 5 minutos, em substituição de um banho longo de água quente, evitamos a produção de 200 kg de CO2.

Temos ainda um longo caminho a percorrer para diminuir os desperdícios de energia, mas com pequenas alterações nos nossos hábitos, podemos reduzir a nossa pegada de carbono e contribuir para um futuro mais sustentável.

A Etiqueta Energética

De igual modo, na compra de um electrodoméstico ou equipamento eletrónico deve-se ter sempre em conta o seu grau de eficiência, para que mais tarde na sua utilização não se verifique um excessivo consumo de energia para as funções realizadas. Alguns electrodomésticos, como os frigoríficos, as máquinas de lavar e secar roupa, de lavar loiça e os fornos eléctricos, têm etiqueta de eficiência energética, que permite saber a classe a que pertence o equipamento. Esta etiqueta poderá auxiliar no momento de compra para uma escolha mais eficiente.

A etiqueta energética foi criada com o objectivo de informar o consumidor, no momento da compra, sobre determinadas características e desempenho dos electrodomésticos, utilizando uma escala de classificação para identificar os mais e os menos eficientes energeticamente. Para além do consumo de energia, apresenta informação sobre outras características dos equipamentos como, por exemplo, a água que consomem ou o ruído que produzem.

As Energias Renováveis

As energias renováveis são fontes inesgotáveis de energia obtidas da Natureza que nos rodeia, como o Sol ou o Vento. Estas energias podem ser: solar, eólica, hídrica e geotérmica. Estas fontes evitam que se importem combustíveis fósseis, como o carvão e gás natural para gerar eletricidade, poupando dinheiro ao País e evitando a emissão de gases com efeito de estufa.

Consumer.TALKS de 17 a 27 de maio

Durante o período de 17 a 27 de maio e de forma a promover o uso responsável do consumo de energia elétrica, as equipas regionais da DECO deslocam-se às escolas para dinamizar sessões informativas.

As Consumer.TALKS – À caça da energia fantasma, pretendem sensibilizar os jovens consumidores para as questões relacionadas com a energia, nomeadamente:

  • Informar os alunos sobre o uso responsável e eficiente de energia elétrica;
  • Motivar os alunos para a alteração de comportamentos de consumo de energia elétrica;
  • Promover comportamentos de consumo energeticamente eficientes junto dos alunos;
  • Informar os alunos sobre as energias renováveis;
  • Promover a correta leitura da etiqueta energética na aquisição de eletrodomésticos ou equipamentos eletrónicos.

Esta atividade é dirigida aos alunos desde o 2.º ciclo ao ensino secundário e profissional.

*As Consumer.Talks são gratuitas, contudo solicitamos apoio às escolas, para deslocações com valor total (ida e volta) igual ou superior a 100 Kms.

Interessado em promover esta atividade na sua escola?

Aceda a escolas.decojovem.pt, selecione a opção Consumer.Talks e solicite a sua ação na escola!

Dúvidas ou questões?
Envie-nos um email para decojovem@deco.pt ou ligue 213 710 249.