Olá! Hoje é dia 29 Junho de 2017

A Semana da Energia está a chegar!

Este mês a DECOJovem comemora o Dia Nacional da Energia (29 de maio), entre os dias 29 de maio a 2 de junho, com as Consumer.TALKS – Uso eficiente de energia. Solicite a ação para a sua escola!

O que é a eficiência energética?

A eficiência é o que se tem quando há um saldo positivo na relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados. Por exemplo: Se uma fábrica sabe como produzir mais, utilizando bem a sua matéria-prima, sem desperdícios, podemos dizer que ela tem um modelo de produção eficiente. Mas se começar a produzir menos e a gastar mais recursos, o seu modelo passará a ser ineficiente.

Usar a energia de forma eficiente é alcançar o máximo de desempenho dos aparelhos e processos com o mínimo de consumo das reservas naturais do planeta.

Nas nossas casas…

Se utilizarmos lâmpadas e eletrodomésticos eficientes e fizermos um esforço para mudar os nossos hábitos, gastaremos apenas a energia absolutamente necessária, para que possamos ter uma vida confortável e segura.

Todos nós podemos ajudar a combater o desperdício.

Ao economizar energia elétrica, ajudamos a preservar o ambiente e aumentamos o tempo de vida dos recursos não-renováveis.

Para alterar os seus comportamentos, o consumidor necessita de compreender as consequências a nível económico, ambiental e sociais relacionadas com as ineficiências no consumo de energia.

A Etiqueta Energética

De igual modo, na compra de um eletrodoméstico ou equipamento eletrónico, deve-se ter sempre em conta o seu grau de eficiência, para que mais tarde na sua utilização não se verifique um excessivo consumo de energia para as funções realizadas.

Alguns eletrodomésticos, como os frigoríficos, as máquinas de lavar e secar roupa, de lavar loiça e os fornos elétricos, têm etiqueta de eficiência energética, que permite saber a classe a que pertence o equipamento. Esta etiqueta poderá auxiliar no momento de compra para uma escolha mais eficiente.

A etiqueta energética foi criada com o objetivo de informar o consumidor, no momento da compra, sobre determinadas características e desempenho dos eletrodomésticos, utilizando uma escala de classificação para identificar os mais e os menos eficientes energeticamente. Para além do consumo de energia, apresenta informação sobre outras características dos equipamentos como, por exemplo, a água que consomem ou o ruído que produzem.

Ações na Escola na semana da energia

Este mês a DECOJovem comemora o Dia Nacional da Energia (29 de maio), entre os dias 29 de maio a 2 de junho, com as Consumer.TALKS – Poupança de Energia.

As Consumer.TALKS pretendem sensibilizar os jovens consumidores para as questões relacionadas com a energia, nomeadamente:

  • Informar os alunos sobre o uso responsável e eficiente de energia elétrica;
  • Motivar os alunos para a alteração de comportamentos de consumo de energia elétrica;
  • Promover comportamentos de consumo energeticamente eficientes junto dos alunos;
  • Promover a correta leitura da etiqueta energética na aquisição de eletrodomésticos ou equipamentos eletrónicos.

Esta atividade é dirigida aos alunos desde o 2.º ciclo ao ensino secundário e profissional.

*As Consumer.Talks são gratuitas, contudo solicitamos apoio às escolas, para deslocações com valor total (ida e volta) igual ou superior a 100 Kms.

Interessado em promover esta atividade na sua escola?

Aceda a escolas.decojovem.pt, selecione a opção Consumer.Talks e solicite a sua ação na escola!