Semana do Jovem Consumidor – Materiais disponíveis

A Semana do Jovem Consumidor assinala a comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, celebrado a 15 de março.
Durante a semana de 12 a 16 de março, as escolas DECOJovem podem comemorar esta efeméride com as atividades desenvolvidas pela DECOJovem: peddy-paper, Debates 5 Minutos com Sumo e as Consumer.TALKS sobre direitos do consumidor.
Para a edição de 2018, o tema será o consumo sustentável, através da iniciativa: MundON – Liga-te ao Mundo!

Aceda aqui aos materiais para a edição de 2018 da Semana do Jovem Consumidor:

PeddyPaper DECOJovem:

Regulamento do PeddyPaper 

Roadmap alunos

Roadmap professores: o documento com as soluções do roadmap deve ser solicitado pelos professores através de e-mail (decojovem@deco.pt)

Cartaz de divulgação

 

Debates 5 Minutos Com Sumo: 

Debate 1 – Compras sustentáveis

Debate 2 – Água um bem essencial e limitado 

Debate 3 – Economia Circular 

Debate 4 – Modos suaves e sustentáveis de nos movermos 

Debate 5 – Sem mais desperdício de energia 

 

No âmbito da iniciativa da DECO: MundON – Liga-te ao mundo!, as escolas aderentes ao projeto poderão participar, durante a semana de 12 a 16 de março, nas seguintes atividades:

  • Peddy-paper DECOJovem
  • Debates 5 minutos com Sumo
  • Consumer.TALKS – Direitos do Consumidor é uma cena que te assiste?

Todos queremos viver num mundo melhor e mais sustentável! O Mundo ON é o projeto que incentiva os jovens enquanto consumidores a adotar comportamentos de consumo mais sustentáveis, a reduzir os consumos, a efetuar escolhas mais responsáveis e a fazer um uso mais eficiente dos recursos naturais.

 

Peddy Paper

O Peddy Paper DECOJovem é uma actividade que possibilita a descoberta de informação relevante para os jovens consumidores, numa perspectiva lúdica. Esta atividade promove, ainda, o convívio entre todos os alunos, incluindo alguma actividade física, em ambiente de sala e outros espaços escolares – em suma, um meio-dia recheado de bons momentos!

Pretende-se ainda, através do carácter lúdico e desafiante do percurso e das tarefas realizadas, estimular o espírito de equipa e de cooperação entre participantes.

O Roadmap dos alunos será novamente interativo! Com a aplicação Layar, os alunos terão pistas para consultar nos seus smartphones.

Podem participar todos os alunos do 2.º e 3.º CEB e ensino secundário/profissional, das escolas DECOJovem.

Inscreva as equipas e receba os materiais para o desenvolvimento da atividade!

 

Debates 5 Minutos com Sumo

A DECOJovem desafia os professores a dedicar os primeiros cinco minutos de aula ao debate de um assunto da defesa do consumidor com os seus alunos, colocando, assim, os direitos dos consumidores na ordem do dia.

Trata-se de uma atividade simples, que consiste na leitura à turma, pelo professor ou por um aluno, de um pequeno texto sobre um tema no âmbito da Educação do Consumidor e que será diferente em cada um dos dias.

Após a leitura, o professor concede 5 minutos para uma troca livre de opiniões.

Nesta edição, os artigos a debater serão sobre os temas: 

  1. Debate 1 – 12/03 – Compras Sustentáveis 
  2. Debate 2 – 13/03 – Água, um bem essencial (e limitado)!
  3. Debate 3 – 14/03 – A Economia Circular 
  4. Debate 4 – 15/03 – Modos Suaves (e sustentáveis) de nos movermos
  5. Debate 5 – 16/03 – Sem mais desperdício de energia!

Inscreva a sua turma e receba os materiais para o desenvolvimento da atividade!

 

Consumer.TALKS

Direitos do Consumidor é uma cena que te assiste?

Durante a semana de 12  a 16 de março, a DECOJovem aposta, também, na sensibilização dos jovens consumidores sobre os direitos digitais dos jovens consumidores.

Em todo o país e com o apoio das Delegações Regionais da DECO, as Consumer.TALKS serão realizadas nas Escolas DECOJovem que solicitarem a ação.

Esta atividade é dirigida a alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário e profissional das escolas aderentes ao projeto e serão gratuitas.

Saiba mais sobre as Consumer.TALKS. 

Inscreva já a sua turma e receba, na sua escola, um formador da DECO!

 

E ainda… mais atividades!

A DECO promove, ainda, o seu projeto de educação do consumidor na Futurália – Feira de Educação, Formação e Orientação Educativa, que este ano se realizará na FIL, de 14 a 17 de março de 2018.

Futurália 2018, de 14 a 17 de março

Na edição de 2018, a DECOJovem através do jogo interativo És um Smart Consumer?,  quer descobrir se os jovens consumidores presentes na feira estão informados sobre os seus direitos e deveres enquanto consumidores.

Visite-nos na Futurália!

É para os alunos…

A Futurália recebe milhares de estudantes e professores de todo o país. É um momento de aprendizagem e diversão para os alunos que estão em fase de uma das decisões mais importantes das suas vidas: enveredar pelo ensino regular ou profissional, estudar no país ou no estrangeiro, entrar no mercado de trabalho ou optar pelo ensino superior. Durante estes dias conhecemos melhor o nosso público alvo e perspetivamos novas atividades de educação do consumidor, sempre com o principal objetivo de desenvolver competências nos mais jovens, para que estes consigam tomar decisões de consumo conscientes, responsáveis e sustentáveis, no seu dia-a-dia.

E para os professores!

No evento, os professores também são considerados. Ao longo dos 4 dias de feira recebemos professores aderentes ao projeto, que “cara-a-cara” dão o seu feedback sobre o projeto. Também, os novos professores têm a oportunidade de conhecer o projeto educativo da DECO, deixando a promessa de aderir a um projeto “tão interessante e importante!”. A equipa da DECOJovem responde a todas as questões sobre a importância de desenvolver atividades promotoras da educação do consumidor em concordância com os currículos escolares, para a formação de jovens consumidores mais preparados para os desafios do futuro.

 

Visita à DECO

No dia 12 de março de 2018 vamos, ainda, receber a visita de 11 alunos da E.S.C.O.- Escola de Serviços e Comércio do Oeste (www.sefo.pt) – uma escola dedicada ao Ensino Profissional, sediada em Torres Vedras, que faz parte da rede de escolas DECOJovem.

No âmbito da formação ministrada no Curso Técnico de Marketing, em particular na disciplina de Comportamento do Consumidor, a professora que colabora com a DECOJovem solicitou a nossa colaboração para a realização de uma visita aos escritórios da DECO e uma sessão de esclarecimento sobre a nossa atividade no contexto da Defesa dos Direitos do Consumidor.