Semana do Jovem Consumidor 2018/2019

Chegou a Semana do Jovem Consumidor! De 11 a 15 de março preparamos atividades para as escolas DECOJovem sobre a pirataria e a contrafação.

A pirataria e a contrafação podem, à primeira vista, facilitar o acesso a conteúdos (música, filmes,…) ou à aquisição de produtos de marcas não originais mas mais baratos. Mas, na verdade, o que é que o consumidor ganha? Que riscos corre? Que danos podemos causar aos autores, empresas ou mesmo à sociedade em geral?

É este debate que queremos levar para as escolas, para que os alunos compreendam que a pirataria e a contrafação não respeitam os seus direitos enquanto consumidores e os direitos dos autores. Esta é uma iniciativa Brain IDeas – Dá Valor às Boas Ideias.

Debates “5 Minutos com Sumo”, 5 temas para 5 dias:

Como é tradição, a DECOJovem desafia os professores a dedicar os primeiros cinco minutos de aula ao debate com os seus alunos, colocando, assim, os direitos dos consumidores na ordem do dia.

Trata-se de uma atividade simples! Um pequeno texto que será a introdução ao debate e à troca livre de opiniões.

Nesta edição, os artigos a debater serão sobre os temas:

  • Debate 1  – Os direitos dos autores – 11/03
  • Debate 2  – Diz não à pirataria! – 12/03
  • Debate 3  – Copy+Paste, será que posso? – 13/03
  • Debate 4  – Fontes legais ou ilegais? – 14/03
  • Debate 5  – Diz não à contrafação! – 15/03

Para inscreverem as vossas equipas, basta fazê-lo através da nossa Plataforma DECOJovem. Assim que for feita a inscrição, serão enviados por email os materiais de apoio para a realização da atividade.

Para levarmos esta reflexão também para fora da sala de aula, temos a atividade PEDDY PAPER:

O Peddy Paper DECOJovem é uma actividade que possibilita a descoberta de informação relevante para os jovens consumidores, numa perspectiva lúdica. Esta atividade promove, ainda, o convívio entre todos os alunos, incluindo alguma actividade física, em ambiente de sala e outros espaços escolares.

O Roadmap dos alunos será novamente interativo! Com a aplicação Layar, os alunos terão pistas para consultar nos seus smartphones.

Podem participar todos os alunos do 2.º e 3.º CEB e ensino secundário/profissional, das escolas DECOJovem.

Os vencedores de cada escola receberão um “mimo” DECOJovem!

Para inscreverem as vossas equipas, basta fazê-lo através da nossa Plataforma DECOJovem. Assim que for feita a inscrição, serão enviados por email os materiais de apoio para a realização da atividade.

 

Participe nas nossas atividades e celebre connosco a Semana do Jovem Consumidor!