Semana do Jovem Consumidor 2017

A semana do Jovem Consumidor é uma iniciativa da DECOJovem, que irá decorrer de 13 a 17 de março de 2017. Esta iniciativa consiste na realização de 3 atividades diferentes, contudo sob a temática dos direitos dos jovens consumidores. Assim, poderá contar com os Debates 5 Minutos Com Sumo, o Peddy Paper DECOJovem e as Consumer.TALKS.

A Semana do Jovem Consumidor assinala a comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, celebrado a 15 de março.

Todos os anos, a 15 de março, as organizações de consumidores reúnem para destacar e promover a sensibilização de uma questão que é importante para os consumidores em todo o mundo. O tema da World Consumer Rights Day (WCRD) 2017 será “Construir um Mundo Digital Confiável Para os Consumidores”. Assim, a DECOJovem irá promover atividades para a comunidade educativa sobre a temática “Construir um Mundo Digital de Confiança”.

Durante uma semana, serão desenvolvidas 3 atividades:

  1. Peddy-paper
  2. Debates 5 minutos com Sumo
  3. Consumer.TALKS – Conheces o mundo digital?
Peddy Paper

PEDDY_PAPER

O Peddy Paper DECOJovem é uma actividade que possibilita a descoberta de informação relevante para os jovens consumidores, numa perspectiva lúdica. Esta atividade promove, ainda, o convívio entre todos os alunos, incluindo alguma actividade física, em ambiente de sala e outros espaços escolares – em suma, um meio-dia recheado de bons momentos!

Pretende-se ainda, através do carácter lúdico e desafiante do percurso e das tarefas realizadas, estimular o espírito de equipa e de cooperação entre participantes.

Com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância de um consumo mais sustentável e responsável, a edição de 2017, do Peddy-Paper terá, novamente, uma componente mais interativa. Com recurso à aplicação de realidade aumentada, Layar (gratuita para smartphones), os alunos, a partir do scan das páginas do roadmap, terão acesso a informação privilegiada ou pistas para resolverem as questões.

Podem participar todos os alunos do 2.º e 3.º CEB e ensino secundário/profissional, das escolas DECOJovem.

Inscreva já os seus alunos!

Debates 5 Minutos com Sumo

DEBATE

A DECOJovem desafia os professores a dedicar os primeiros cinco minutos de aula ao debate de um assunto da defesa do consumidor com os seus alunos, colocando, assim, os direitos dos consumidores na ordem do dia.

Trata-se de uma atividade simples, que consiste na leitura à turma, pelo professor ou por um aluno, de um pequeno texto sobre um tema no âmbito da Educação do Consumidor e que será diferente em cada um dos dias.

Após a leitura, o professor concede 5 minutos para uma troca livre de opiniões.

Nesta edição, os temas a debater serão sobre temas de Literacia Digital, tais como:

  1. Segurança e Privacidade online;
  2. Compras online;
  3. Gaming;
  4. Direitos de autor: partilha e criação de conteúdos online;
  5. Cyberbullying e redes sociais.

Inscreva já a sua turma!

Consumer.TALKS: Conheces o mundo digital?

logoconsumer.talks

Durante esta semana, a DECOJovem aposta, também, na sensibilização dos jovens consumidores sobre os direitos digitais dos jovens consumidores.

Em todo o país e com o apoio das Delegações Regionais da DECO, as Consumer.TALKS serão realizadas nas Escolas DECOJovem que solicitarem a ação.

Esta atividade é dirigida a alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário e profissional das escolas aderentes ao projeto e serão gratuitas.

Inscreva já a sua turma!

Implementação da atividade de 13 a 17 de março de 2017