22 Fevereiro, 2016

Semana do Jovem Consumidor 2016

Educação do consumidor

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é comemorado a 15 de março de 2016. Durante a semana de 14 a 18 de março, a DECOJovem desafia as escolas aderentes, a participar na Semana do Jovem Consumidor, com a realização de 5 debates, um peddy-paper e sessões de esclarecimento sobre os príncipios do consumidor.

No próximo dia 15 de março comemora-se o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído por John F. Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos da América, no dia 15 de março de 1962. Este dia marca o primeiro reconhecimento público dos direitos fundamentais do consumidor, quando Kennedy afirmou que “todos somos consumidores” e defendeu os quatro direitos fundamentais dos consumidores: o direito à segurança, o direito à informação, o direito à escolha e o direito a ser ouvido.
Todos somos consumidores quando adquirimos produtos e serviços a operadores económicos para nossa utilização pessoal, merecendo uma especial proteção jurídica, consagrada pela Constituição da República Portuguesa de 1976 e desenvolvida pela Lei n.º 24/96, de 31 de julho, a Lei de Defesa do Consumidor em vigor.

Para assinalar esta data, a DECOJovem promove a 4.ª Edição da Semana do Jovem Consumidor.

Semana do Jovem Consumidor 2016
4ª Edição Peddy-Paper DECOJovem

No dia 15 de março de 2016, todas as escolas interessadas em promover a educação do consumidor, poderão participar no Peddy Paper, uma atividade lúdica e interativa cujo objetivo é sensibilizar os alunos para a importância de um consumo mais sustentável e responsável.

Interessado em realizar o Peddy-Paper DECOJovem? Envie um email para decojovem@deco.pt ou ligue para 213 710 249

Debates 5 Minutos Com Sumo

Desafiamos os professores a dedicar os primeiros cinco minutos de aula, ao debate de um assunto da defesa do consumidor com os seus alunos, colocando, assim, os direitos dos consumidores na ordem do dia.

Temas

  1. A Internet das coisas e a liberdade de escolha dos consumidores
  2. Direitos do Consumidor
  3. Sustentabilidade
  4. Literacia Financeira
  5. Uso eficiente de Energia

Interessado em realizar os Debates 5 Minutos com Sumo? Envie um email para decojovem@deco.pt ou ligue para 213 710 249

Consumer. TALKS – Direitos do Consumidor é uma cena que te assiste?

Durante a semana de 14 a 18 de março, a DECOJovem aposta na sensibilização dos jovens consumidores sobre os princípios do consumidor, a importância de realizar atos de consumo informados e esclarecidos e como agir em caso de conflitos de consumo.

Serão realizadas Consumer.TALKS,  nas Escolas DECOJovem, dirigidas a alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário e profissional das escolas aderentes ao projeto e serão gratuitas.

Interessado em realizar uma Consumer.Talks – Direitos do Consumidor é uma cena que te assiste?

Aceda a escolas.decojovem.pt, selecione a opção Consumer.Talks e solicite a sua sessão na escola!

+ Consumer.TALKS
  • Semana da Sustentabilidade – 18 a 22 de abril
  • Semana da Energia – 23 a 27 de maio