Olá! Hoje é dia 19 Agosto de 2017

Recordar o Ano Letivo 2014-2015

Os melhores momentos das atividades DECOJovem do ano letivo 2014/2015.

A DECOJovem partilha consigo os sucessos do ano letivo 2014/2015, que chega agora ao fim!

É com orgulho que fechamos o ano com um total de 974 escolas DECOJovem.  Agradecermos o empenho de todos os professores que colaboraram connosco na implementação do projeto de educação do consumidor junto da comunidade escolar, principalmente junto dos seus alunos e, consequentemente, das suas famílias.

2.ª Edição do Concurso Green Chef

Vencedores Green Chef

Para combater o desperdício alimentar, cerca de 300 alunos e 40 professores, de 30 escolas, desde o 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário e profissional realizaram receitas a partir de sobras alimentares. Foram produzidos 102 livros de receitas (digitais), que podem ser consultados no site da DECOJovem.

As equipas das escolas: EBI Sto Onofre, Escola Básica de Gualtar e Escola Secundária Avelar Brotero foram as grandes vencedoras do concurso, em cada um dos seus escalões. Cada aluno recebeu uma action cam e o professor responsável recebeu um Tablet.

As melhores receitas

 Errata: Página 36, Título: The Nurses, da Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal; Alunas: Catarina Carreira, Inês Germano, Tatiana Santos; Professora Responsável: Isabel Lopes

Conferências NETtalks – Achas que tudo o que vem à rede é fixe?

Conferência Nettalks_Colagem

Dirigidas a jovens alunos do ensino básico (3.º ciclo), secundário e profissional sobre o tema dos direitos digitais dos consumidores, realizaram-se no total 18 conferências, nas capitais de distrito de Portugal Continental. Cerca de 2 550 alunos, de 32 escolas participaram nestas conferências.

Com a Internet Segura, a Direção Geral da Educação e a UAL- Universidade Autónoma de Lisboa como parceiros, a DECO conduziu as conferências e aplicou um questionário aos participantes sobre as suas práticas/ consumos mediáticos e direitos digitais.

Do tratamento dos questionários, a UAL concluiu que 90% dos jovens navegam, diariamente, na Internet, cerca de 253 minutos por dia; e 85,6% frequenta, diariamente, o Facebook e está presente noutras redes sociais. Verifica-se, ainda, que só cerca de 30% dos inquiridos tem cuidados com a privacidade dos seus conteúdos, realçando a importância de educar sobre direitos digitais dos consumidores.

Concurso SiteStar 2

Entusiasmados com a oportunidade de divulgar os seus clubes e ideias originais num website com o domínio .PT, os alunos de escolas de todo o país, do 3.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário/Profissional aceitaram o desafio e enviaram um total de 238 inscrições e 208 propostas de ideias inovadoras. Destas propostas, foram selecionadas 72 equipas, para desenvolverem as suas ideias num site.

Os alunos e professores das equipas 6 equipas vencedoras receberam 1 Tablet e aos alunos das 9 equipas com menções honrosas foi atribuída uma action cam.

Campanha Energia Fantasma e Concurso Vídeos com Energia

Campanha Energia Fantasma

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância de combater os desperdícios de energia, nomeadamente os desperdícios com os consumos em stand-by/off mode, a DECO com o apoio da ERSE realizou durante o ano letivo cerca de 500 sessões informativas Energia Fantasma, nas escolas do 2.º e 3.º CEB e do ensino secundário e profissional, para cerca de 22 000 alunos e 1100 professores.

Dirigido, essencialmente às escolas, o Concurso Vídeos Com Energia envolveu 98 escolas do 2.º e 3.º CEB e do ensino secundário/profissional, 113 professores e 863 alunos, num total de 210 vídeos de sensibilização para o uso eficiente da energia elétrica no sector residencial. O prémio atribuído aos vencedores foi uma viagem, com alojamento, para Copenhaga, a cidade europeia vencedora do Prémio Capital Verde da Europa 2014.

Semana do Jovem Consumidor 2015

Escola Secundária Porto de Mós e Escola Básica e Secundária Fornos de Algodres

O dia 13 de março de 2015 foi o dia escolhido para a terceira edição do “Peddy-Paper DECOJovem”, atividade comemorativa do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor – 15/03/2015. Os alunos das 30 escolas participantes foram submetidos a vários desafios no recinto escolar, sobre as diferentes áreas da educação do consumidor. Participaram cerca de 1750 alunos e 95 professores. Foram, ainda, premiados 99 alunos.

Durante a semana do Jovem Consumidor 2015, 63 professores de várias escolas do país e 3960 alunos participaram na atividade Debates 5 Minutos Com Sumo, com textos sobre a educação do consumidor.