Poupar é cool!

Os jovens devem, desde cedo, ter uma verdadeira noção do valor do dinheiro. Os recursos são limitados, em especial os financeiros, mas as nossas necessidades e vontades estão sempre a crescer.

Poupar é cool!

Os jovens não podem aceder a todos os bens e serviços que querem e desejam, terão de aprender a fazer escolhas e a gerir o seu dinheiro. A DECOJovem quer ajudar com algumas dicas de poupança:

 

Controla o teu dinheiro

Faz as contas ao que recebes e ao que gastas diariamente, assim vais perceber qual é o teu saldo. É tão importante fazer as contas ao que gastas como ao que recebes, avalia bem os valores da tua mesada e não te esqueças que o saldo não pode ser negativo. Não gastes mais do que recebes!

Identifica gastos desnecessários e evita as compras por impulso

Sempre que fazes uma compra deves pensar: preciso mesmo disto? Deves optar por comprar apenas aquilo de que necessitas mesmo, mas claro que por vezes há pequenas coisas em que gastamos e nem nos apercebemos. Está atento aos teus gastos e se não te consegues controlar, tenta andar com menos dinheiro na carteira.

Faz um plano de poupança

Define os objetivos para a tua poupança e a meta temporal em que queres alcançar. E o objetivo és tu que escolhes! Pode ser um jantar fora, uma ida ao cinema, novos ténis ou uma poupança para a universidade.

Não te podes esquecer que a poupança também deve ter como objetivo prevenir situações imprevistas que possam significar um aumento das tuas despesas, por exemplo se partires o ecrã do teu telemóvel e precisares de o substituir.

Consumer.TALKS – ABC da Poupança

É importante que os jovens aprendam a poupar, a fazer escolhas e recusar uma compra no presente para que possam pensar num objetivo, ainda maior, no futuro. Assim, os jovens devem ser capazes de organizar um orçamento de acordo com as suas possibilidades e os seus objetivos, estabelecendo prioridades para fazerem melhores escolhas onde gastar o seu dinheiro.

A DECOJovem vai às escolas com sessões informativas sobre a poupança. Podem fazer os vossos pedidos através da Plataforma DECOJovem.