Poupa energia, dá mais ao Planeta!

A DECOJovem, na semana de 27 a 31 de Maio de 2019, vai às escolas com as Consumer.TALKS, para te dar pequenas dicas sobre como podes poupar energia e dar mais ao planeta.

As alterações climáticas são um dos maiores problemas da atualidade e o consumo de energia é um do fatores que tem grande influência neste problema.

Não consumimos energia apenas quando acendemos uma luz. Consumimos quando lavamos a roupa, quando usamos transportes, ou indiretamente quando compramos um produto, porque a produção do mesmo implica um consumo energético.

A queima dos combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás natural) resulta em emissões de dióxido de carbono, que é o principal gás de efeito de estufa. Ao mesmo tempo que a desflorestação impede que o dióxido de carbono em excesso seja removido.

Sabias que?

  • Cada português emite em média 6,5 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2) por ano; um habitante dos Estados Unidos da América e da China emite 17,5 ton CO2/ano e 6,2 ton CO2/ano, respetivamente.
  • 74% da energia consumida em Portugal ainda depende do exterior. A dependência energética tem diminuído em parte, pelo aumento da produção de energia renovável (nacional).
  • 26% das emissões de gases com efeito de estufa em Portugal provém do sector dos transportes, em particular devido ao transporte rodoviário individual.
  • 25% da energia consumida em Portugal é proveniente de fontes renováveis. A biomassa continua a ser a maior fonte de energia renovável (45%). A energia elétrica hídrica (barragens) aparece em segundo lugar (26%), com a energia eólica já com um contributo muito próximo, na ordem dos 20%.
  • Em 2014, 63% do consumo de eletricidade foi assegurado por fontes renováveis. Em 2015 esse valor foi de 50% devido à menor produção de hídrica.

Fonte ZERO.org

O que podemos fazer?

Não podemos deixar de consumir energia, mas podemos melhorar a nossa eficiência no seu uso.
Há muitas maneiras de poupar energia que estão ao nosso alcance como desligar as luzes quando não são necessárias e aproveitar a luz natural, preferir os equipamentos mais eficientes ou até utilizar transportes públicos e andar mais a pé.

E por isso mesmo a DECOJovem, na semana de 27 a 31 de Maio de 2019, vai às escolas com as Consumer.TALKS, para te dar pequenas dicas sobre como podes poupar energia e dar mais ao planeta.

 

Os pedidos são feitos através da nossa Plataforma DECOJovem.