Os prémios da iniciativa GREEN CHEF 4 estão entregues aos vencedores!

Os prémios da iniciativa Green Chef 4 foram entregues às duas equipas vencedoras no início deste mês, pela equipa da delegação regional da DECO.

Durante este ano letivo, a iniciativa Green Chef 4 convidou as escolas aderentes ao projeto de educação do consumidor – DECOJovem – a produzir vídeos com receitas culinárias confecionadas a partir de sobras alimentares de refeições e/ou com melhor aproveitamento dos alimentos, com o objetivo de sensibilizar os jovens consumidores para a importância do combate ao desperdício alimentar e da adoção de comportamentos de consumo responsáveis.

Os prémios da iniciativa Green Chef 4 foram entregues às duas equipas vencedoras pela equipa da delegação regional da DECO.

Equipa Women’s Chef

No dia 15 de junho, a equipa da DECO Norte visitou pessoalmente a Escola Secundária de Moimenta da Beira para entregar os prémios à equipa vencedora do concurso Green Chef, na Categoria C.

A equipa Women’s Chef, constituída pelas alunas Margarida Alves, Adelaide Rodrigues e Ângela Malaia e pela professora Célia Augusto participou no concurso com o vídeo “Os bolinhos do 10B – Até com restos se fazem bons petiscos” e saiu vencedora na sua categoria!

Os elementos da equipa receberam tablets que poderão utilizar para a confeção de futuras receitas!
Perguntamos à equipa como surgiu a ideia de participarem e qual a sua motivação. Foi a diretora de turma lhes lançou o desafio, mas sublinham: “Não concorremos para ganhar, mas sim pela experiência e pela possibilidade de partilhar com outros as inúmeras ideias de receitas a partir de sobras alimentares que todas temos, pois lá em casa também costumamos fazer assim. Aproveitamos tudo”. O mais difícil? “Foi escolher a receita porque tínhamos muitas ideias”. Sobre a mensagem que gostariam de deixar a outros colegas referem: “Fazer parte do concurso foi uma experiência muito gira, aconselhamos todos os colegas no próximo ano a participarem!”.

A cerimónia contou ainda com a presença do Diretor da Escola, que felicitou as alunas pela sua criatividade, iniciativa e interesse demonstrado, agradeceu aos professores o seu envolvimento e demonstrou a vontade da Escola para continuar a trabalhar com a DECOJovem na formação de jovens consumidores mais críticos e preparados para o futuro!

Equipa Green Cooks

A equipa da DECO Norte deslocou-se também à Escola Básica D. Pedro IV, em Vila do Conde, para premiar a equipa Green Cooks pela sua participação na Categoria B do Green Chef 4.

Neste caso, a equipa Green Cooks: Afonso Resende, Ana Beatriz Martins, Margarida Ramos e a professora Alice Bompastor, concorreu com o vídeo “Desperdiçar? Não somos desses!” e apresentou a receita de croquetes de cabeça de camarão e de croquetes de restos de carne. Fizeram um excelente trabalho e saíram premiados na Categoria B, com a atribuição de tablets para cada um dos elementos da equipa na presença dos colegas de turma, de vários professores, assim como da Direção da Escola.

Muitos parabéns a todos os alunos envolvidos e votos das maiores felicidades pois, tendo concluído o 3º ciclo de estudos, estes estudantes partem agora uma nova etapa, noutras escolas, para completarem o ensino secundário.

 

Fica a todos o desafio de voltarem a participar em iniciativas DECOJovem no próximo ano letivo!