Novas atividades DECOJovem em outubro

Iniciamos o ano letivo 2017/2018, no mês de outubro, com atividades novas e algumas reedições.

Estamos a trabalhar na Plataforma DECOJovem (www.escolas.decojovem.pt), com a introdução das novas atividades de educação do consumidor, permitindo-lhe aceder à sua área de utilizador de forma cada vez mais intuitiva e segura.

Se ainda não está inscrito no projeto DECOJovem, saiba mais sobre o projeto educativo da DECO, aqui.

 

Consumer.TALKS

A DECOJovem promove sessões informativas sobre diferentes temáticas de educação do consumidor, nas escola aderentes ao projeto, por ocasião das semanas comemorativas.

As Consumer.TALKS são ações sobre temas de educação do consumidor, dirigidas a alunos desde o 2.º ciclo do ensino básico até ao ensino secundário, vocacional, profissional e ensino-aprendizagem (algumas temáticas são também dirigidas para alunos do 1.º ciclo do ensino básico).

Estas ações são dinamizadas por técnicos da DECO

Este ano, as Consumer.TALKS serão dinamizadas, apenas, nas seguintes datas:

  1. Semana da Alimentação, com as Consumer.TALKS – De olho no rótulo!, de 16 a 20 de outubro de 2017;
  2. Semana da Poupança, com as Consumer.TALKS – ABC da Poupança, de 30 de outubro a 3 de novembro de 2017;
  3. Semana da Segurança e Privacidade Online, com as Consumer.TALKS – Conheces o mundo digital?, de 29 de janeiro a 7 de fevereiro de 2018;
  4. Semana do Jovem Consumidor, com as Consumer.TALKS – Direitos do Consumidor é uma cena que te assiste?, de 12 a 16 de março de 2018;
  5. Semana da Sustentabilidade, com as Consumer.TALKS – Gestos Simples para um Consumo Sustentável?, de 23 a 27 de abril de 2018.

Estas ações são dinamizadas por técnicos da DECO, especializados em cada um dos temas disponíveis e têm a duração de 60 minutos. Para blocos horário de 45 e 90 minutos, o professor deverá informar a equipa DECOJovem, através do preenchimento do campo OBSERVAÇÕES do formulário das Consumer.TALKS.

Saiba mais em Semanas Comemorativas. 

 

Green Chef volta com a 4.ª edição

Após o sucesso das edições anteriores, o concurso que convida as escolas DECOJovem a produzir vídeos culinários de receitas confecionadas a partir de sobras alimentares, será divulgado a 16 de outubro de 2017 – o Dia Mundial da Alimentação.

Esta atividade é especialmente dirigida às escolas, com o objetivo de sensibilizar os jovens consumidores para a importância do combate ao desperdício alimentar e da adoção de comportamentos de consumo responsáveis.

Duração do Concurso: 16 de outubro de 2017 a 13 de abril de 2018

Saiba mais sobre esta atividade.

 

SiteStar.pt 5

A DNS.pt e a DECO Promovem a 5.ª edição do concurso SiteStar.pt, uma iniciativa nacional que desafia a comunidade educativa a desenvolver sites em português e sob o domínio .pt.

Esta é a atividade que convida os jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos (incluindo alunos mais velhos, mas a frequentar o ensino regular, profissional, vocacional ou ensino-aprendizagem), a divulgar conteúdos relevantes nas áreas do conhecimento e ciência, da inclusão social, das expressões artísticas e do desporto e a publicá-los de forma criativa e inovadora. É, ainda, mais uma oportunidade de as escolas promoverem a criação de jornais digitais, para a divulgação de atividades realizadas em âmbito escolar.

Duração do Concurso: 23 de outubro de 2017 a 4 de junho de 2018

 

Net Viva e Segura

O Concurso Net Viva é uma iniciativa que promove a literacia digital junto dos jovens consumidores. Com recurso ao site do concurso, os alunos encontrarão informação sobre ligações e dispositivos seguros, dados pessoais digitais, privacidade na rede, comércio online, entre outros temas.

Com o concurso Net Viva, os alunos são convidados a produzir e realizar videoclips de sensibilização que ilustrem conselhos para os consumidores digitais utilizem a Internet de forma mais segura e confiante.

Duração do Concurso: novembro 2017 a março de 2018

 

Desafio Natal sem Resíduos (2.ª edição)

No âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2017, que decorrerá entre 18 e 26 de novembro de 2017, a DECOJovem irá promover a segunda edição do concurso online de fotografias, denominado Desafio Natal Sem Resíduos.

O principal objetivo deste desafio é sensibilizar os jovens consumidores para a redução e prevenção do uso de embalagens, através da reutilização de produtos, durante a época natalícia.

Duração do Desafio: 20 de novembro a 15 de dezembro de 2017

 

Peddypaper DECOJovem (Semana do Jovem Consumidor)

O Peddypaper DECOJovem é uma iniciativa organizada no âmbito das atividades da Semana do Jovem Consumidor 2017, dirigida a todos os alunos desde o ensino básico ao ensino secundário, profissional e vocacional, desde que as escolas pertençam ao projeto DECOJovem.

O principal objetivo desta atividade é proporcionar a todas as escolas uma atividade lúdica e de aprendizagem, que ao mesmo tempo seja um momento de lazer e de sensibilização para a importância de um consumo mais responsável, sustentável e consciente.

Duração da atividade: de 12 a 16 de março de 2018

 

Debates 5 Minutos com Sumo (Semana do Jovem Consumidor)

A DECOJovem desafia os professores a dedicar os primeiros cinco minutos de aula ao debate de um assunto da defesa do consumidor com os seus alunos, colocando, assim, os direitos dos consumidores na ordem do dia.

Trata-se de uma atividade simples, que consiste na leitura à turma, pelo professor ou por um aluno, de um pequeno texto sobre um tema no âmbito da Educação do Consumidor e que será diferente em cada um dos dias, facultado pela equipa da DECOJovem, mediante a inscrição das turmas na atividade.

Após a leitura, o professor concede 5 minutos para uma troca livre de opiniões.

Duração da atividade: de 12 a 16 de março de 2018

 

Conferências e Ações de Curta Duração (Para alunos e professores)

Professores e alunos terão, ainda, a oportunidade de participar nas CONFERÊNCIAS NETtalks. 

As NETtalks estão de volta a Coimbra, Porto, Lisboa e Évora, com o tema: Net Viva, por uma Internet de Confiança.

As conferências, que são um sucesso desde 2014, são espaços de informação, conhecimento e reflexão sobre os temas do mundo digital, com um formato dinâmico e interativo, especialmente dirigido aos jovens.

Duração da atividade: a definir

QUERES VIVER NUM MUNDO MELHOR? é uma atividade da DECOJovem com o apoio do Fundo Ambiental, dirigida a professores DECOJovem do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico. A DECO desenvolverá 7 ações presenciais de capacitação, uma em cada delegação regional, em matéria de consumo sustentável (com especial enfoque na redução de consumos e nas escolhas e opções de compras diárias).

Duração da atividade: a definir

Interessado em participar nas atividades deste ano letivo?

Em outubro já poderá começar a inscrever os seus alunos em www.escolas.decojovem.pt.